Educação Cidadã

Resultado

CGU divulga trabalhos premiados no 11º Concurso de Desenho e Redação

publicado: 12/11/2019 08h06, última modificação: 12/11/2019 08h19
Tema desta edição foi “Faça o que é certo, ainda que ninguém veja!”. Iniciativa busca estimular a reflexão e o debate sobre ética, cidadania e combate à corrupção
CGU divulga trabalhos premiados no 11º Concurso de Desenho e Redação

Trabalho da estudante Ângela Carneiro Gomes, do 2º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Hilda Franco de Souza (RR)

A Controladoria-Geral da União (CGU) divulga o resultado do 11º Concurso de Desenho e Redação (CDR), realizado em 2019 com o tema: “Faça o que é certo, ainda que ninguém veja!”. Nesta edição, foi mobilizado o número recorde de 818.317 estudantes, 27.665 professores, 4.049 escolas, em 1.192 municípios, o que resultou em 851.182 trabalhos produzidos em sala de aula.

>> Conheça os desenhos e redações vencedores

A iniciativa busca despertar no público estudantil o interesse pelo ética, cidadania e combate à corrupção por meio da reflexão e do debate desses assuntos nos ambientes educacionais, na família e na comunidade. 

Crescimento expressivo e premiação

O Concurso de Desenho e Redação, promovido desde 2007, já mobilizou mais de 3,5 milhões de estudantes em 21 mil escolas públicas e particulares de todo o Brasil. O CDR tem obtido, a cada ano, crescimento expressivo na quantidade de participantes. 

O certame é divido em 14 categorias. Do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, os alunos concorrem com trabalhos do tipo “Desenho”. Já do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, do 1º ao 3º do ensino médio, incluindo a modalidade de educação de jovens e adultos (EJA), os estudantes concorrem com trabalhos do tipo “Redação”. Já as escolas participam na categoria Escola Cidadã com a elaboração de “Planos de Mobilização”.

A CGU irá premiar com tablet e certificado de reconhecimento os alunos autores dos três melhores trabalhos em cada categoria e seus respectivos professores orientadores. As três escolas que desenvolverem a melhor estratégia para debater o tema do CDR (atividades de engajamento e prática pedagógica) serão premiadas com notebook e certificado.

A premiação é viabilizada por meio de parcerias com instituições como a Receita Federal do Brasil (RFB) e o Ministério Público do Trabalho (MPT).