Auditoria e Fiscalização

Operações Especiais

Ministério Transparência apura fraudes na concessão de bolsas de pesquisas na UFPR

publicado: 31/03/2017 08h31, última modificação: 05/04/2017 08h27
Nova fase da Operação Research foca em desvios de recursos a falsos bolsistas e no envolvimento de empresas
Ministério Transparência apura fraudes na concessão de bolsas de pesquisas na UFPR

O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) participa, nesta sexta-feira (31), da 3ª fase da Operação Research. O trabalho ocorre em conjunto com a Polícia Federal e o Tribunal de Contas da União e visa apurar desvio de R$ 7,3 milhões da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A nova etapa da investigação foca no rastreamento de recursos públicos creditados em contas de falsos bolsistas da instituição e identifica outros possíveis beneficiários. Além disso, também apura o envolvimento de empresa fornecedora de produtos para a universidade. De acordo com a 1ª fase da operação, deflagrada em fevereiro deste ano, houve fraudes milionárias em processos de concessão de bolsas de pesquisa na UFPR.

Estão sendo cumpridos 19 mandados de condução coercitiva e um de busca e apreensão. A ação ocorre nas cidades de Curitiba (PR), São José dos Pinhais (PR), Campo Grande (MS), Corumbá (MS) e Natal (RN). Participam da operação cerca de 50 pessoas, entre policiais e auditores.

registrado em: , , , , ,