Responsabilização de Empresas

EVENTO

Foco da CGU é na prevenção e no combate à corrupção, afirma ministro

publicado: 07/05/2015 11h53, última modificação: 08/05/2015 11h34
Valdir Simão falou sobre Lei Anticorrupção em seminário ocorrido na manhã desta quinta-feira (7), em São Paulo

Após apresentar os pontos de aplicação da Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013), na manhã desta quinta-feira (7), em seminário em São Paulo, o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Valdir Simão, ressaltou a importância do aperfeiçoamento da gestão pública no combate à corrupção. 

"A gestão pública, quando tem mecanismos de controle, diminui a possibilidade da prática de atos de corrupção, pois eleva a percepção de risco de quem quer praticar ato lesivo. E as pessoas acabam percebendo que não vale a pena, pois serão identificadas e punidas", destacou o ministro da CGU. 

Sobre eventuais acordos de leniência a serem firmados pela Controladoria, o ministro destacou a importância e o compromisso em seguir a Instrução Normativa do Tribunal de Contas da União (TCU). 

"As empresas que manifestarem interesse em fechar acordo de leniência também manifestam interesse em cooperar. A leniência é baseada na Lei Anticorrupção e a multa só é possível de aplicação após a vigência da legislação atual em vigor", ressaltou. 

Baixar arquivo de áudio  |  mp3 (6,12MB)