Orientações aos Gestores

Apresentação

Controladoria faz apresentação a vereadores sobre combate à corrupção

publicado: 12/05/2015 09h25, última modificação: 13/05/2015 18h14
Evento, ocorrido em Brasília, teve como temas reforma política, modernização do poder legislativo municipal, entre outros

O Secretário Federal de Controle Interno Adjunto, Sérgio Seabra, esteve, na última quinta-feira (7), na 3ª Mobilização Nacional de Vereadores, para fazer apresentação sobre Sistema de Controle e combate à corrupção. O evento, ocorrido na Câmara dos Deputados, em Brasília, teve como temas reforma política, modernização do poder legislativo municipal, decisões dos Tribunais de Contas, entre outros.

Na oportunidade, o secretário destacou a importância do controle exercido pelo poder legislativo municipal. Segundo Seabra, a corrupção acontece pela existência de dois fenômenos: a leitura da situação quanto à oportunidade de cometer o ilícito – a possibilidade de alguém detectar –  e as possíveis punições.

Para o secretário, a CGU promove um importante papel nesse sentido. O órgão propicia o aperfeiçoamento dos controles internos – o que reduz as oportunidades de corrupção –, realiza auditorias para detectar possíveis focos de corrupção e aplica penalidades aos responsáveis pelas ações ilícitas.

Ao término da apresentação de Seabra, os participantes expressaram interesse em conhecer melhor a CGU, inclusive sugeriram que as câmaras municipais sejam convidadas a participar de eventos da Controladoria nos municípios. Promovida pela Associação Brasileira de Câmaras Municipais (Abracam), a 3ª Mobilização Nacional de Vereadores ocorreu do dia 5 a 7 de maio.