Alliance for Integrity


A Alliance for Integrity (AfIn)  é um iniciativa global de ações coletivas (collective actions) que reúne partes interessadas dos setores privado e público e da sociedade civil em um esforço conjunto de construção e promoção de soluções para fortalecer a transparência e a integridade no sistema econômico. 

Criada há três anos, a aliança é capitaneada pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento (GIZ, na sigla em alemão), agência governamental estruturada como companhia privada, mas sem fins lucrativos. A iniciativa opera atualmente em centros regionais na Alemanha, Brasil, Gana, Índia e Indonésia e o  programa de treinamento de compliance é realizado em diferentes países da América Latina. 

A Alliance for Integrity oferece soluções práticas para fortalecer as capacidades de compliance das empresas e de sua rede de fornecedores. Além disso, a AfIn contribui para melhoria das condições estruturais, estimulando o diálogo entre os setores público e o privado. Esta é a razão para Alliance for Integrity ser o ponto de contato global relevante para as empresas no combate à corrupção de forma coletiva.  

No Brasil, a Controladoria-Geral da União (CGU) se engajou nesta aliança pela integridade, integrando o conselho consultivo da AfIn e fazendo parte de grupos de trabalhos de fomento à integridade nos médios e pequenos negócios (MPEs). Conheça, participe e visite o site da iniciativa.

Linhas de Atuação

Aprendizagem entre pares

Diálogo público-privado

Conscientização e intercâmbio de informação

capacitação train-the-trainer

Ações

  • DEPE - Capacitação presencial de prevenção da corrupção “De Empresas para Empresas” (DEPE), que ocorrem em diversos estados, cujo objetivo é fornecer a representantes de pequenas e médias empresas (PMEs) os subsídios e as ferramentas práticas para lidar com os desafios relacionados ao tema da Integridade, e ajudá-los a tornar seus empreendimentos mais transparentes e competitivos. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas;
  • Seminários e debates  presenciais e Webinars que abordam os temas de integridade em todo país;
  • Publicações especializadas ("Prevenção à Corrupção: um guia para empresas" e "Combatendo as 10 Desculpas Mais Comuns para um Comportamento Corrupto")

Últimas Notícias

CGU homenageia gestores e parceiros durante fórum de Combate à Corrupção

Objetivo foi reconhecer iniciativas de aprimoramento do controle social e de melhoria da gestão pública

“Governo aberto permite a retomada da confiança da população nas instituições públicas”, afirma ministro da CGU

Wagner Rosário participou de evento sobre Controle Interno, realizado pela Controladoria-Geral do Distrito Federal

Ministro da CGU participa de conferência global sobre integridade nos negócios

No México, Wagner Rosário destacou que relações no ambiente empresarial, sobretudo as com o governo, devem ser pautadas pela ética e transparência