Paraíba

por ASCOM publicado 18/08/2014 18h24, última modificação 18/08/2014 18h54

A Controladoria-Geral da União (CGU) participa e organiza, nos dias 8 e 9 de dezembro, na capital João Pessoa, ações comemorativas aos seus 10 anos de criação e também ao Dia Internacional contra a Corrupção. A primeira atividade busca chamar a atenção de todos os cidadãos para o papel de cada um no combate aos desvios de recursos. O outro evento, direcionado a gestores públicos, inclui retrospectiva do trabalho da CGU neste ano; e avaliação de como as prefeituras do Estado prestam contas na internet de suas receitas e despesas.

Programação

No domingo (8/12), a CGU apoia a realização do I Passeio Ciclístico Paraibano, que faz parte da campanha nacional “O que você tem a ver com a corrupção”, promovida pelo Ministério Público Federal (MPF). A concentração será às 8h30 na lagoa do Parque Sólon de Lucena, no centro, com destino ao Busto de Tamandaré, na Praia do Cabo Branco.

Já na segunda-feira (9/12), a Controladoria promove solenidade oficial de lançamento, pelos Correios, do selo comemorativo dos 10 anos de criação do órgão central de controle interno do Governo Federal. A solenidade acontece no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, localizado Rua Professor Geraldo Von Shostens, 147 – Jaguaribe.

Na oportunidade, haverá apresentação da avaliação dos portais de transparência das prefeituras paraibanas; e do relatório de atividades desenvolvidas ao longo de 2013 pelas instituições parceiras da CGU e que compõe o Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco), entre as quais o Ministério Público Federal (MPF), o Tribunal de Contas da União (TCU), a Receita Federal (RFB), a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Polícia Federal (PF).