Resultado

por ASCOM publicado 01/12/2015 09h30, última modificação 05/12/2016 14h32
O 4º Concurso de Boas Práticas da CGU é realizado em cinco etapas. Confira a relação de iniciativas vencedoras em cada uma das cinco categorias.

O 4º Concurso de Boas Práticas recebeu ao todo 43 inscrições. A comissão julgadora avaliou as práticas apresentadas, considerando premiadas as melhores práticas em cada categoria.

Conheça, na lista abaixo, as práticas vencedoras em cada um das cinco categorias.

Veja também: Finalistas 


Categoria - Fortalecimento dos controles internos

Órgão/Entidade

Prática

UF

Descrição

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE

Otimização da Fiscalização de Faturas dos Agentes Financeiros do FIES por meio de Software de Código Aberto - FisFa

DF

O FisFa ou “Fiscaliza Fatura” é um software desenvolvido por servidores da casa, ligados diretamente à fiscalização de contratos no âmbito do FIES. Com a utilização do software, o processo de fiscalização das faturas dos Agentes Financeiros do FIES é exponencialmente otimizado, tanto em termos de agilidade quanto em termos de robustez no controle das informações dos contratados e do próprio SisFIES (Sistema Informatizado do FIES).

Ministério da Justiça e Cidadania - MJC

Sistema de Doação e Equipagem - SIDE

DF

O SIDE (Sistema de Doações e Equipagem) foi desenvolvido para executar programas federais de modo descentralizado através de doações diretas, com menores custos operacionais e possibilitando o atendimento a um número maior de unidades da federação. 

Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos - SESGE

Gestão de Projetos como instrumento de aprimoramento do controle interno: desenvolvimento e utilização de Metodologia de Gerenciamento de Projetos no acompanhamento e avaliação dos projetos de Segurança dos Jogos Rio 2016.

DF

Desde que o Brasil foi escolhido como sede da Copa do Mundo FIFA 2014 e dos Jogos Rio 2016, o entusiasmo de receber as competições esportivas passou a conviver com o desafio e a responsabilidade de ser um excelente anfitrião e entregar espetáculos bem organizados, sem desperdício de recursos públicos e, sobretudo, com segurança para as delegações de profissionais e milhões de expectadores e torcedores, dentro e fora das instalações onde os jogos se desenvolveriam.   



Categoria - Aprimoramento das Auditorias Internas

Órgão/Entidade

Prática

UF

Descrição

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH

A Auditoria Interna como fomentadora de atividades de Controle Interno em Empresas Públicas

DF

Trata-se de metodologia, desenvolvida a partir de 2012 no âmbito da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), com o objetivo de apresentar aos seus gestores, na sede e filiais, a importância de se ter um ambiente de controle bem desenvolvido bem como o passo a passo para a criação e desenvolvimento de um Sistema de Controle Interno eficaz.

Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Programa de monitoramento do PAINT

MG

O Programa de Monitoramento é concebido para efetuar o monitoramento da execução das ações do Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (PAINT) da UFJF de cada exercício.


Categoria - Promoção de transparência ativa e/ou passiva

Órgão/Entidade

Prática

UF

Descrição

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

IFCE em Números: ferramenta para suporte às ações de permanência e êxito discente

CE

O projeto descrito neste documento foi realizado no Instituto Federal do Ceará - IFCE, instituição de ensino, pesquisa e extensão criada por meio da Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, como parte integrante da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, adiante referenciada apenas como Rede Federal. O IFCE oferta cursos de qualificação profissional, cursos técnicos de nível médio e cursos superiores (de graduação e pós-graduação) em 29 campi localizados em municípios do estado do Ceará.

Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Ferramenta de Gestão da Transparência e Controle Orçamentário do Campus Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (CE/UFSM)

RS

A ferramenta compartilha o controle orçamentário em tempo real com as Chefias de cada Subunidade do CE/UFSM e comunidade em geral, além de facilitar a identificação de gastos totais e pequenos gastos, individualizando-os através de vários indicadores, tais como: gastos por setor, elementos de despesa, fluxo de caixa, período de gasto, servidor beneficiado, e análise gráfica. Ressalta-se que a ferramenta é de fácil manuseio e observação, sem custos adicionais à instituição, uma vez que a iniciativa serve para divulgar de forma ampla e democrática as informações orçamentário-financeiras do Centro de Educação, suprindo de informações os tomadores de decisão e sociedade em geral.

Instituto Federal de Brasília - IFB

IFB em Números

DF

A plataforma IFB em números é um sistema online concebido em agosto de 2015 para que a comunidade interna e externa pudesse visualizar informações de ensino, pesquisa, extensão e gestão relacionadas ao Instituto Federal de Brasília. O usuário pode navegar por meio de abas, selecionando módulos de informação, período de análise e indicadores a serem exibidos. Além disso, permite a extração do banco de dados nos formatos .CSV e Excel, dando liberdade ao usuário para que ele possa utilizá-los em sua própria análise.



Categoria - Aprimoramento das Atividades de Ouvidoria

Órgão/Entidade

Prática

UF

Descrição

Secretaria Especial de Direitos Humanos

A utilização de multicanais de atendimento enquanto instrumento de maior diálogo e alcance da população para o registro de denúncias de violações de direitos humanos pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos

DF

A Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos foi criada como um órgão de assistência direta e imediata da então Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que tem por competência legal exercer as funções de Ouvidoria Geral da Criança e Adolescente, da Pessoa com Deficiência, da Pessoa Idosa, da População LGBT, População de Rua e de outros grupos sociais vulneráveis.

INMETRO

Sior - Sistema Integrado de Ouvidorias da Rede Brasileira Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro

RJ

O Sior - Sistema Integrado de Ouvidorias da RBMLQ-I, criado em 2006, consiste em uma rede de Ouvidorias públicas estaduais integradas, em tempo real, com a finalidade de promover o atendimento às demandas por informação, reclamação, denúncia, elogio e/ou crítica dos cidadãos usuários dos serviços prestados pelo Inmetro, em todo território nacional. Esse Sistema possibilita registrar e monitorar o atendimento aos cidadãos, considerando perspectivas igualmente importantes dentre as quais se destacam: a qualidade, a agilidade, a transparência e o respeito ao cidadão, sendo estes valores que orientam a gestão do Inmetro.

Caixa Econômica Federal

Base de Conhecimento da Ouvidoria da Caixa

DF

A Base de Conhecimento da Ouvidoria Caixa foi projetada para atender três objetivos básicos: melhorar a percepção do cliente sobre a Instituição, assegurar a qualidade das informações prestadas ao público e garantir a produtividade e uniformidade no tratamento das demandas.




Categoria - Aprimoramento das apurações disciplinares e de responsabilização de entes privados

Órgão/Entidade

Prática

UF

Descrição

Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA

Módulo de Referência Permanente para as Comissões de Sindicância e PAD em Plataforma Virtual de Aprendizagem

RS

A Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), por intermédio da Secretaria dos Conselhos Superiores, desenvolveu um módulo de referência permanente para os servidores designados a atuar em Comissões de Sindicância e PAD, que utiliza o ambiente virtual de aprendizagem disponibilizado pelo Núcleo de Educação a Distância da UFCSPA (NEAD).

Secretaria da Receita Federal do Brasil - RFB

O processo administrativo disciplinar digital

BA

A prática consiste na formalização de processos administrativos disciplinares (PAD) com suporte documental em meio digital, no âmbito da Receita Federal do Brasil. 

Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT

Processo Administrativo para Apuração de Responsabilidade Contratual

DF

O Processo Administrativo para Apuração de Responsabilidade (PAAR) das infrações praticadas por fornecedores do DNIT.