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Programa de Gestão de Demandas

O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) instituiu o Programa de Gestão de Demandas (PGD), em caráter piloto, por meio da Portaria n° 1.242, em 15 de maio de 2015. A iniciativa considerou os avanços tecnológicos e a busca de se aperfeiçoar os princípios da Administração Pública, como a eficiência, aliada ao aprimoramento da gestão de pessoas e da melhoria do clima organizacional e da qualidade de vida dos servidores.

Sob supervisão da Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Diplad), após a experiência-piloto de cinco trimestres, o Programa de Gestão de Demandas foi efetivado por meio da Portaria nº 1.730, de 27 de setembro de 2016. A iniciativa é uma espécie de teletrabalho pontual, por tarefa determinada, com prazo certo e nível de complexidade pré-definido. Após a execução, os trabalhos produzidos são avaliados quanto ao prazo de entrega e ao nível de qualidade. 

As secretarias do órgão empreenderam esforços em definir e mensurar as atividades passíveis de execução no Programa, produzindo uma lista com uma gama de atividades que podem ser desempenhadas em ambiente externo à CGU. A lista é atualizada regularmente, refletindo a realidade dos trabalhos desenvolvidos. 

Em 2018, novas diretrizes foram definidas por meio do projeto de evolução do programa. Essas diretrizes estão publicadas na Portaria nº 747, de 16 de março de 2018. As melhorias implementadas por meio da nova Portaria, a implantação de um sistema para gestão do programa, a constante atualização da tabela de atividades e a política institucional de estimular a utilização do PGD impulsionaram a utilização do Programa. 

Enquanto no 1º trimestre após a oficialização do Programa pela Portaria 1.730/2016, aproximadamente 150 servidores participavam, no 2º trimestre de 2018, já sob a vigência da Portaria 747, a participação subiu para 750 servidores. Tal número corresponde a cerca de um terço do total de servidores da CGU. 

Atualmente, a CGU vem sendo considerada case de sucesso em implantação de Programa de Gestão na Administração Pública devido aos resultados que vem obtendo. Por esse motivo, sempre que solicitado, a CGU apresenta o seu Programa de Gestão de Demandas a diversos órgãos, como CNPq, Antaq, MPDG, MMA, Ibama, ANAC, DNIT, Sudeco, MinC, Ministério dos Transportes, FNDE, Ipea. 

A seguir são apresentados documentos que subsidiam o programa, além dos resultados e estudos desenvolvidos pela Unidade Supervisora.


Portarias do programa



Relatórios de acompanhamento


  • Portaria nº 2.152/2018, de 14 de agosto de 2018: Publicidade ao relatório de acompanhamento do 7º Trimestre do Programa de Gestão de Demandas - PGD - do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, referente ao período de 1º de abril 30 de junho de 2018.
  • Portaria nº 1253/2018, de 14 de maio de 2018: Publicidade ao relatório de acompanhamento do 6º Trimestre do Programa de Gestão de Demandas - PGD - do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, referente ao período de 1º de janeiro a 31 de março de 2018.
  • Portaria nº 645/2018, de 7 de março de 2018: Publicidade ao relatório de acompanhamento do 5º Trimestre do Programa de Gestão de Demandas - PGD - do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, referente ao período de 1º de outubro a 31 de dezembro de 2017.
  • Portaria nº 2488/2017, de 22 de novembro de 2017: Publicidade ao relatório de acompanhamento do 4º Trimestre do Programa de Gestão de Demandas - PGD - do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, referente ao período de 1º de julho a 30 de setembro de 2017.
  • Portaria nº 1650/2017, de 1º de agosto de 2017: Publicidade ao relatório de acompanhamento do 3º Trimestre do Programa de Gestão de Demandas - PGD - do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, referente ao período de 1º de abril a 30 de junho de 2017.
  • Portaria nº 1.265/2017, de 1º de junho de 2017: Publicidade ao relatório de acompanhamento do 2º trimestre do Programa de Gestão de Demandas da Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, referente ao período de 1º de janeiro a 31 de março de 2017.
  • Portaria nº 596/2017, de 1º de março de 2017: Publicidade ao relatório de acompanhamento do 1º trimestre do Programa de Gestão de Demandas - PGD - do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União, referente ao período de 10 de outubro de 2016 a 31 de dezembro de 2016.


Estudos