Demonstrações Contábeis

Documentos contêm Balanço Patrimonial, Demonstração das Variações Patrimoniais, Balanço Orçamentário, Balanço Financeiro e Demonstrações dos Fluxos de Caixa.

As Demonstrações Contábeis (DCON) da Controladoria-Geral da União são elaboradas a partir de informações extraídas do Sistema Integrado de Administração Financeiras do Governo Federal (Siafi) e tem como escopo informações consolidadas das contas contábeis das unidades do órgão 37000 – Controladoria-Geral da União, administração direta integrante do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social (OFSS).

Os demonstrativos apresentados seguem o padrão de Contabilidade Aplicada ao Setor Público Brasileiro e contêm:

  • Balanço Patrimonial (BP);
  • Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP)
  • Balanço Orçamentário (BO)
  • Balanço Financeiro (BF)
  • Demonstrações dos Fluxos de Caixa (DFC);

Além dos demonstrativos apresentados, há o Demonstrativo das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL). Conforme estipula o MCASP (2018, 8ª ed.), a publicação do mesmo é obrigatória somente para as empresas estatais dependentes constituídas sob a forma de sociedades anônimas. Devido ao fato desta CGU não exercer atividades na conformidade de uma sociedade anônima, a DMPL não será apresentada.

As Demonstrações Contábeis da Controladoria-Geral da União foram elaboradas em consonância com os dispositivos da Lei nº 4.320/1964, do Decreto-Lei nº 200/1967, do Decreto nº 93.872/1986, da Lei nº 10.180/2001 e da Lei Complementar nº 101/2000. Abrangem, também, as Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas do Setor Público (NBCT SP) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) e o Manual SIAFI, ambos da Secretaria do Tesouro Nacional.

Download: Demonstrações Contábeis CGU - 2018 pdf.gif