Ouvidoria

Participação Social

CGU divulga o resultado do Concurso de Fotografia "Cidadania em Foco"

publicado: 26/11/2019 16h23, última modificação: 26/11/2019 16h23
Fotografias retratam situações em que os serviços e políticas públicas não são bem prestados e outras em que há o bom andamento da gestão pública
CGU divulga o resultado do Concurso de Fotografia "Cidadania em Foco"

"A vida em primeiro lugar", de Radilson Carlos Gomes da Silva, fotografia vencedora da categoria "Mandou bem"

A Controladoria-Geral da União (CGU) divulga o resultado do Concurso de Fotografia "Cidadania em Foco". A iniciativa visa fomentar a participação social por meio de registros fotográficos que ilustrem situações que envolvam gestão pública, ética e cidadania. A ação foi fruto de um esforço conjunto de servidores da Ouvidoria-Geral da União (OGU), em Brasília, e do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção da Corrupção (NAOP) da Unidade Regional da CGU no Estado de Minas Gerais (CGU/MG).

O concurso apresentou duas categorias “Xi...errou o foco!” e “Mandou bem”, conforme Portaria nº1.545, de 10 de maio de 2019, publicada no Diário Oficial da União (DOU), que aprovou a realização e o regulamento do processo. São elas:

- “Xi...errou o foco!”: contempla fotografias que mostrem situações nas quais os serviços e políticas públicas não estão sendo executados adequadamente e, portanto, podem ser objeto de reivindicação de melhorias por meio dos instrumentos de participação social.

- “Mandou bem”: abrange fotografias que retratem o bom andamento da gestão pública e que ilustrem ações positivas de iniciativa da própria sociedade.

Na categoria “Xi...errou o foco!”, os vencedores trouxeram os seguintes temas: “O alvo”; “Invisibilidade social” e “Sem infância”. Já na categoria “Mandou bem”, os títulos foram: “A vida em primeiro lugar”; “O combate na luta diária”; e “A prova de fogo”.

Confira as fotos dos vencedores em cada categoria.

Premiação

Serão premiadas as três melhores fotografias de cada categoria, cumpridos os requisitos estabelecidos no regulamento. O prêmio consistirá em um troféu, além de certificado de reconhecimento e na veiculação da fotografia nas publicações da Ouvidoria-Geral da União (OGU). A entrega da premiação ocorrerá no dia 03 de dezembro em cerimônia, o Fórum: O Controle no Combate à Corrupção, que será realizado por ocasião da comemoração ao Dia Internacional Contra a Corrupção.