Notícias

LAI

Omissão no atendimento aos pedidos de acesso a informação atinge menor índice

publicado: 02/09/2019 15h50, última modificação: 02/09/2019 15h55
Atuação incisiva da CGU junto a seis instituições federais de ensino, em cinco estados, resultou na queda de 77%. Trabalho incluiu reuniões com gestores
Omissão no atendimento aos pedidos de acesso a informação atinge menor índice

Resultado é consequência da ação articulada da CGU, por meio da Coordenação-Geral de Governo Aberto e Transparência

Os órgãos e entidades do Poder Executivo Federal alcançaram, em agosto, o menor índice de omissão no atendimento aos pedidos baseados na Lei de Acesso à Informação (LAI). O resultado de 0,06% de omissões no universo total de 783 mil solicitações (desde 2012) é consequência da ação articulada da Controladoria-Geral da União (CGU), por meio da Coordenação-Geral de Governo Aberto e Transparência (CGAT), e de suas Unidades Regionais.

Atuação incisiva

Durante o primeiro semestre de 2019, a estratégia da CGU foi a de atuação incisiva junto a seis instituições federais de ensino, em cinco estados brasileiros, uma vez que foi constatado pela área técnica que pouco mais de 1/3 das omissões nos pedidos de acesso à informação de todo Poder Executivo Federal estava concentrado nesses órgãos.

A ação foi realizada na Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

O trabalho incluiu encontros presenciais com os gestores, alertando-os sobre a possibilidade de responsabilização por infração administrativa em caso de descumprimento da LAI. Antes das reuniões, no entanto, cabe destacar, eles já haviam sido notificados formalmente (ofício, e-mail e contato telefônico) sobre a necessidade de providências para alteração da situação negativa.

A intervenção resultou na queda de 77% (média) do índice de omissões entre janeiro e agosto deste ano, conforme quadro a seguir:

ÓRGÃO SOLICITAÇÕES (em Omissão) ANTES DA AÇÃO SOLICITAÇÕES (em Omissão) DEPOIS DA AÇÃO* PORCENTAGEM DE QUEDA
UFPA 102 0 100%
UFPI 77 0 100%
UNIR 104 5 95%
IFBA 105 68 35%
UFBA 55 17 69%
UFCG 81 31 62%
77% (média)

 

*Consulta ao Painel Lei de Acesso à Informação em 26/08/2019.

 

Os dados foram obtidos por meio do Painel Lei de Acesso à Informação, desenvolvido pela CGU, com  base nos dados constantes do Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC), de uso obrigatório no Poder Executivo Federal para entrada e tramitação dos pedidos. 

Monitoramento

O monitoramento das omissões aos pedidos de informação faz parte das atribuições legais da CGU, previstas no Decreto nº 7.724/2012. A atuação da CGU vem resultando, ano a ano, em quedas constantes nos índices de omissão em nível federal. Para saber mais sobre o trabalho, acesse: http://acessoainformacao.gov.br/lai-para-sic/politica-monitoramento