Notícias

Reconhecimento

Ministro da CGU recebe medalha Mérito Mauá, maior comenda do Ministério da Infraestrutura

publicado: 16/08/2019 09h41, última modificação: 16/08/2019 09h41
Homenagem simboliza o reconhecimento pela contribuição ao desenvolvimento e progresso do setor de infraestrutura e do país
Ministro da CGU recebe medalha Mérito Mauá, maior comenda do Ministério da Infraestrutura

Wagner Rosário foi agraciado na categoria “Serviços Relevantes”

O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, foi agraciado, nesta quinta-feira (15), em Brasília, com a medalha Mérito Mauá, do Ministério da Infraestrutura. A homenagem simboliza o reconhecimento pela contribuição ao desenvolvimento e progresso do setor de infraestrutura e do país. Ao todo, 180 personalidades públicas, entre elas, o presidente Jair Bolsonaro, e dezenas de ministros e parlamentares, receberam a condecoração mais importante do ministério.

A premiação é dividida em duas categorias: “Serviços Relevantes” e “Cruz Mauá”. Na primeira, são agraciados aqueles que trabalharam de modo superior à natural expectativa para a expansão e o aperfeiçoamento dos transportes no Brasil. Já a categoria “Cruz Mauá” premia quem tenha cooperado para a concretização dos objetivos previstos nos planos e programas de trabalho do setor de transporte, bem como aqueles que, pelo seu nível de conhecimento, tenham apresentado contribuição efetiva à elevação do nível de eficiência dos serviços. Wagner Rosário foi agraciado na categoria “Serviços Relevantes”.

Medalha

A Medalha de Mérito Mauá, instituída em 1965, é um reconhecimento ao patrono do Ministério da Infraestrutura, Visconde de Mauá. Industrial e banqueiro, Mauá foi um entusiasta e pioneiro dos meios de transportes no Brasil. Em 1845, ele levantou os estaleiros da Companhia Ponta de Areia, em Niterói, dando início à indústria naval brasileira. Os primeiros trilhos lançados em solo brasileiro, como a ferrovia Santos – Jundiaí, na década de 1940, também são creditados a ele. 

A Medalha de Mérito Mauá é conferida a pessoas físicas ou jurídicas, civis ou militares, nacionais ou estrangeiras, que tenham trabalhado de modo superior à natural expectativa para a expansão e o aperfeiçoamento dos transportes no Brasil. 

A relação com os nomes de todos os homenageados foi publicada no Diário Oficial da União, por meio do Decreto de 8 de agosto de 2019 do Ministério da Infraestrutura

Com informações do Ministério da Infraestrutura