Notícias

Homenagem

Secretário Federal de Controle Interno recebe Medalha Mérito Santos-Dumont

publicado: 23/07/2019 08h08, última modificação: 23/07/2019 08h14
Comenda é concedida a personalidades que tenham prestado destacados serviços à Força Aérea Brasileira
Secretário Federal de Controle Interno recebe Medalha Mérito Santos-Dumont

Medalha é concedida a personalidades civis e militares que tenham prestado destacados serviços à Força Aérea Brasileira

O secretário Federal de Controle Interno (SFC/CGU), Antônio Carlos Bezerra Leonel, recebeu a Medalha Mérito Santos-Dumont, concedida a personalidades civis e militares, brasileiros ou estrangeiros, que tenham prestado destacados serviços à Força Aérea Brasileira e àqueles que, por suas qualidades ou valor em relação à Aeronáutica, forem julgados merecedores. 

A entrega da medalha foi realizada na manhã da última sexta-feira, dia 19, na Base Aérea de Brasília, durante cerimônia militar de comemoração ao 146º aniversário do Marechal do Ar Alberto Santos-Dumont. Nascido em 1873, Santos-Dumont dedicou sua vida à aviação e foi o primeiro aeronauta a alcançar a dirigibilidade dos balões e a voar em um aparelho mais pesado que o ar com propulsão própria. 

A comenda foi entregue a militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Aeronáutica, de Forças Armadas estrangeiras, além de autoridades dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, e civis. 

A medalha 

Criada pelo Decreto nº 39.905, de 1956, em homenagem ao brasileiro Alberto Santos-Dumont por ocasião das comemorações do cinquentenário do primeiro voo do avião 14-bis (1906), a Medalha Mérito Santos-Dumont é concedida por ato do Comandante da Aeronáutica. A comenda é entregue em 20 de julho, dia do aniversário de Santos-Dumont, ou em dia útil anterior caso a data coincida com um sábado ou domingo.