Ouvidoria

4ª Semana de Ouvidoria

CGU premia ganhadores do II Concurso de Boas Práticas da Rede de Ouvidorias

publicado: 14/05/2019 16h09, última modificação: 14/05/2019 16h43
Ação visa promover o aprimoramento do controle social e a melhoria na prestação de serviços públicos
CGU premia ganhadores do II Concurso de Boas Práticas da Rede de Ouvidorias

Premiação foi realizada durante a 4ª Semana de Ouvidoria e Acesso à Informação - Foto: Sandra Moraes

A Controladoria-Geral da União (CGU) realizou, nesta terça-feira (14), por meio da Rede de Ouvidorias, a premiação e apresentações dos projetos vencedores do II Concurso de Boas Práticas da Rede de Ouvidorias. A ação foi realizada durante a 4ª Semana de Ouvidoria e Acesso à Informação, que acontece entre os dias 13 e 16 de maio, no Rio de Janeiro (RJ).

O concurso tem por objetivo estimular, reconhecer e premiar iniciativas desenvolvidas pelas ouvidorias públicas em todo o país, de todos os níveis da federação, que promovam o aprimoramento do controle social, a ampliação dos espaços e canais de participação social na gestão e a melhoria na prestação dos serviços públicos. 

Categorias

De acordo com o regulamento do concurso (Resolução nº 3, de 18 de junho de 2018), cada instituição pode participar com inscrição em apenas uma das três categorias disponíveis:

- Estratégias inovadoras para engajamento da sociedade civil junto às Ouvidorias.

- Estratégias inovadoras de participação social para aprimoramento e/ou simplificação da gestão.

- Metodologias inovadoras no tratamento de manifestações de ouvidoria.

As práticas foram avaliadas por meio de critérios como criatividade e inovação, custo-benefício, efetividade, além de simplicidade e facilidade de replicação.

Premiação

Durante o evento, o terceiro, o segundo e o primeiro colocados de cada uma das categorias foram premiados. As instituições receberam um certificado expedido pela Rede de Ouvidorias. Após a premiação, o primeiro lugar de cada categoria apresentou aos participantes a boa prática proposta.

Vencedores

Categoria A – Estratégias Inovadoras para Engajamento da Sociedade Civil junto às Ouvidorias

1º Lugar

Ouvidoria Nacional dos Serviços Penais/ Departamento Penitenciário Nacional - DEPEN

Boa Prática: Projeto Cartas do Cárcere

Representante: Maria Gabriela Viana Peixoto

2º Lugar

Secretaria de Estado da Educação do Maranhão – SEDUC/MA 
Boa Prática: Projeto Jovem Ouvidor

Representante: Felipe Costa Camarão

 3º Lugar

Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará

Boa Prática: Ouvidoria Ativa e Participativa

Representante: Débora Rebêlo

Categoria B – Estratégias Inovadoras de Participação Social para Aprimoramento e/ou Simplificação da Gestão

1º Lugar

Secretaria de Estado da Educação do Maranhão – SEDUC/MA
Boa Prática: Projeto Minha EscolApp

Representante: Felipe Costa Camarão

 2º Lugar

Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí - AGIR

Boa Prática: Projeto InterAgir

Representante: Vitor Zanella Junior

 3º Lugar

Ouvidoria, Transparência e Controle – Prefeitura de Santos

Boa Prática: Projeto OPA – Orçamento Participativo Amplo

Representante: Rivaldo Santos

Categoria C – Metodologias Inovadoras no Tratamento de Manifestações de Ouvidoria 

1º Lugar

Petrobrás Distribuidora S.A.

Boa Prática: Projeto Ouvidoria Ativa

Representante: José Eduardo Elias Romão

 2º Lugar

Irmandade Misericórdia Santa Casa de Limeira

 Boa Prática: Projeto Guardiões da Humanização

Representante: Patrícia Fernandes Santa Rosa

 3º Lugar

Ouvidoria, Transparência e Controle - Prefeitura de Santos

 Boa Prática: Controle de Qualidade e Mediadoria Municipal

Representante: Rivaldo Santos