Controle Social

Cidadania

CGU destaca importância da ética e cidadania para crianças em feira de educação

publicado: 15/05/2019 16h04, última modificação: 23/05/2019 15h01
Ministro participou do maior evento da área na América Latina. Ao lado de entidades parcerias, promoveu o Programa “Um Por Todos e Todos por Um!”
CGU destaca importância da ética e cidadania para crianças em feira de educação

Desenhista Mauricio de Sousa; diretor da OEI no Brasil, Raphael Callou; ministro da CGU, Wagner Rosário; e diretora do SENAR, Andrea Barbosa Alves

O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, participou, no dia 15 de maio, em São Paulo (SP), do Bett Educar 2019, maior feira de educação e tecnologia da América Latina. Na oportunidade, ele promoveu o Programa “Um Por Todos e Todos por Um! Pela ética e cidadania” junto a representantes das entidades parceiras: Instituto Maurício de Sousa (IMS), o Ministério da Educação (MEC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

Durante painel, Rosário destacou que o Programa, criado em 2008, já atingiu cerca de 700 mil crianças. A iniciativa, voltada a estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, busca incentivar o desenvolvimento de uma cultura ética e cidadã por meio de atividades artísticas, científicas e lúdicas, gibis, vídeos e cartazes da Turma da Mônica, entre outros materiais didáticos. O objetivo é disseminar entre as crianças valores relacionados à democracia; participação e responsabilidade social; e respeito à diversidade.

"Temos colhido resultados. Pelo próprio feedback dos professores tem-se verificado uma mudança de comportamento das crianças, cada vez mais participativas, preocupadas com a escola, tendo noções de respeito com os colegas, entendendo porque que o dinheiro é público. Esses valores são essenciais, principalmente nas gerações mais jovens", afirmou o ministro.

O painel também contou com a presença do diretor da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) no Brasil, Raphael Callou; do desenhista Mauricio de Sousa; e da diretora do SENAR, Andrea Barbosa Alves.

Ampliação

A CGU, no início de 2019, atualizou e adaptou todo o conteúdo do Programa para uma versão interativa. Alguns gibis já foram disponibilizadas no Portal Educação Cidadã, permitindo o acesso de estudantes, educadores e sociedade em geral. Outros materiais serão inseridos gradualmente no site ao longo do ano. Com a digitalização dos conteúdos, a expectativa é sensibilizar os mais de 15,3 milhões de alunos matriculados no Ensino Fundamental das escolas públicas privadas do país.