Notícias

Evento

VI Encontro de Ouvidores promove integração das ouvidorias de Roraima

publicado: 18/03/2019 09h36, última modificação: 18/03/2019 09h43
Reunião fomentou o debate sobre o fortalecimento da participação social no controle da gestão pública
VI Encontro de Ouvidores promove integração das ouvidorias de Roraima

Profissionais que atuam na área de Ouvidoria tiveram a oportunidade de compartilhar e disseminar boas práticas aplicadas ao setor

Com o tema "Ouvidoria: defesa e proteção do usuário do serviço público", o VI Encontro de Ouvidores promoveu, nesta sexta-feira (15), em Boa Vista (RR), a integração entre as ouvidorias do Estado de Roraima, públicas e privadas, com o intuito de fortalecer a participação do cidadão no controle da gestão pública.

Durante o evento, profissionais que atuam na área de Ouvidoria tiveram a oportunidade de compartilhar e disseminar boas práticas aplicadas ao setor. Eles também levantaram fragilidades e ameaças que podem afetar o desempenho das ouvidorias, bem como debateram possíveis soluções para essas questões. Outro ponto de destaque foi a discussão sobre a criação da Rede de Ouvidorias do Estado de Roraima.    

Para o ouvidor-geral da União, Valmir Dias, que participou do encontro, as ouvidorias são um canal efetivo de diálogo entre o cidadão e o poder público, por meio das quais é possível a defesa dos direitos individuais e coletivos, bem como a contribuição para o aperfeiçoamento dos serviços públicos.

“Diante do exponencial avanço na disponibilização de canais de participação social, os ouvidores públicos têm o papel desafiador de acolher o cidadão em sua demanda individual e, por outro lado, fornecer subsídios ao gestor para o aprimoramento de políticas e serviços públicos”, comentou Dias. 

A reunião foi uma iniciativa da Controladoria-Geral da União do Estado de Roraima (CGU/RR), em parceria com o Governo do Estado de Roraima, a Ouvidoria-Geral do Estado (OGE), a Ouvidoria-Geral da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e a Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RR), por meio da Comissão de Ouvidores do Estado. 

registrado em: , ,