Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 12 > Governo lança segundo guia prático para análise de políticas públicas

Auditoria e Fiscalização

Governo lança segundo guia prático para análise de políticas públicas

Participe

Guia Prático de Análise Ex Post será apresentado em seminário no dia 10 de dezembro. Inscrições são gratuitas, com vagas limitadas
publicado: 05/12/2018 14h06 última modificação: 06/12/2018 10h37
Para marcar o lançamento, será realizado seminário, em Brasília, no Auditório do Anexo I do Palácio do Planalto, na próxima segunda-feira (10)

Para marcar o lançamento, será realizado seminário, em Brasília, no Auditório do Anexo I do Palácio do Planalto, na próxima segunda-feira (10)

O Governo Federal lança, na próxima segunda-feira (10), o Guia Prático de Análise Ex Post, para orientar a avaliação de política públicas. Trata-se de um instrumento de governança para auxiliar agentes públicos a dar andamento à agenda de reformas estruturantes do Estado, além de contribuir para uma melhor eficiência do gasto público. Para marcar a ocasião, será realizado um seminário, em Brasília, no Auditório do Anexo I do Palácio do Planalto. 

Acesse a programação completa 

O Guia é resultado de trabalho conjunto entre a Casa Civil, o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), o Ministério da Fazenda (MF), o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Ao lado do Guia Prático de Análise Ex Ante – o primeiro volume, lançado em março de 2018 –, a “obra sobre a análise ex post completa o tão almejado referencial metodológico sobre o processo de monitoramento e avaliação das políticas públicas no governo federal”, de acordo com a apresentação do ministro chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha.

A publicação busca dar maior racionalidade à tomada de decisão com base em evidências na condução das políticas públicas. A obra foi inspirada nas melhores práticas internacionais e demonstra experiências brasileiras para fornecer referências às avaliações a serem implementadas no âmbito do governo federal. 

O evento é aberto ao público e a inscrição é gratuita, mas com vagas limitadas. Para se inscrever, envie e-mail para sag.seminario@presidencia.gov.br até o dia 6 de dezembro (quinta-feira) informando nome completo, CPF, e-mail e instituição.

O secretário federal de Controle Interno, Antônio Carlos Leonel, participará da abertura do seminário, às 9h. A CGU apresentará um balanço sobre a avaliação de implementação de políticas públicas no Governo Federal, no primeiro painel, às 9h30, a cargo do diretor de Planejamento e Coordenação das Ações de Controle, Gustavo Chaves.