Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 12 > CGU divulga trabalhos premiados no 10º Concurso de Desenho e Redação

Controle Social

CGU divulga trabalhos premiados no 10º Concurso de Desenho e Redação

Educação Cidadã

Mais de 590 mil estudantes de todo país participaram desta edição, cujo tema abordou a honestidade
publicado: 04/12/2018 09h11 última modificação: 04/12/2018 09h18
Nesta edição foram mobilizados 591.473 estudantes, 20.750 professores, 2978 escolas, e produzidos 506.399 trabalhos, entre desenhos, redações e planos de mobilização

Nesta edição foram mobilizados 591.473 estudantes, 20.750 professores, 2978 escolas, e produzidos 506.399 trabalhos, entre desenhos, redações e planos de mobilização

O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) divulga o resultado do 10º Concurso de Desenho e Redação, que foi realizado durante o ano de 2018 e teve como tema: “Ser Honesto é Legal!”. Nesta edição foram mobilizados 591.473 estudantes, 20.750 professores, 2978 escolas, e produzidos 506.399 trabalhos, entre desenhos, redações e planos de mobilização. Os dados demonstram um crescimento significativo no número de estudantes engajados no concurso: cerca de 182 mil alunos a mais que no ano passado.

Acesse a lista de resultado

Conheça os desenhos e redações premiados

Nas categorias do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, os estudantes participaram com trabalhos do tipo “desenho”, enquanto os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano ao 3º do Ensino Médio, incluindo estudantes matriculados na modalidade jovens e adultos (EJA), participaram com trabalhos do tipo “redação”. Já as escolas participaram na categoria Escola Cidadã com “Planos de Mobilização”, no qual descrevem as atividades de engajamento e prática pedagógica para debate do tema no ambiente escolar.

Os três melhores trabalhos de cada categoria são premiados. Neste ano, os estudantes vencedores, professores orientadores e escolas cidadãs receberão os prêmios em eventos comemorativos ao Dia Internacional contra a Corrupção que acontecerão neste mês de dezembro, no Distrito Federal e nos 26 Estados.

Em Brasília, no evento do próximo dia 12 de dezembro, serão premiados três estudantes vencedores do Distrito Federal e seus respectivos professores orientadores, além das três instituições vencedoras da categoria nacional “Escola Cidadã”. As instituições reconhecidas foram a Unidade Escolar Alencar Mota, de Alagoinha do Piauí (PI); a Escola Estadual Professora Clotilde de Moura Lima, de Taipu (RN); e o Colégio Estadual Lavandeira, de Lavandeira (TO).

Vencedores por todo país 

Nesta 10ª edição, todos os Estados e o Distrito Federal tiveram trabalhos premiados, seja de alunos ou de escolas. O Estado com maior número de premiações foi São Paulo, com quatro alunos: Cauan Henrique Silva Machado (4º ano – Ensino Fundamental – Sertãozinho); Alana Sorge Pinheiro (5º ano – Ensino Fundamental – Bariri); Laura Favoni Piovezani (6º ano – Ensino Fundamental – São Paulo); e Ana Clara Scopin de Camargo (EJA – Araraquara).

Distrito Federal, Minas Gerais e Pernambuco têm três premiações cada. Os três Estados da Região Sul (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina), além de Goiás, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro, ficaram com duas premiações. Os demais possuem um trabalho premiado.

Além dos alunos moradores das capitais, há premiados de vários outros munícipios, como Alagoinha do Piauí (PI), Ananindeua (PA), Araraquara (SP), Bariri (SP), Blumenau (SC), Campo Alegre (AL), Campo Mourão (PR), Canguçu (RS), Caruaru (PE), Corumbá (MS), Divina Pastora (SE), Formosa (GO), Lavandeira (TO), Mineiros (GO), Olindina (BA), Pacarambi (RJ), Planaltina (DF), Presidente Médici (RO), Rio Paranaíba (MG), Santana do Maranhão (MA), Schroeder (SC), Sertãozinho (SP), Taipu (RN), Terenos (MS), Uberlância (MG), Uruguaiana (RS), Viçosa (MG) e Vila Velha (ES).

As instituições de ensino vencedoras foram a Unidade Escolar Alencar Mota, de Alagoinha do Piauí (PI); a Escola Estadual Professora Clotilde de Moura Lima, de Taipu (RN); e o Colégio Estadual Lavandeira, de Lavandeira (TO). O município tocantinense é o menor entre os que tiveram alunos ou instituições premiados, com apenas 1.892 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Concurso de Desenho e Redação é realizado anualmente e busca despertar nos estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país, o interesse por assuntos relacionados à ética, cidadania por meio da reflexão e do debate desses assuntos nos ambientes educacionais, na família e na comunidade.