Institucional

Iniciativa

CGU apoia campanha pelo fim da violência contra mulheres

publicado: 26/11/2018 15h54, última modificação: 27/11/2018 16h32
"16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” é uma mobilização global com participação da ONU
CGU apoia campanha pelo fim da violência contra mulheres

Campanha teve início em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e se encerra em 10 de dezembro

O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) promoverá ações da campanha “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. A mobilização global, apoiada pela campanha da Organização das Nações Unidas (ONU) “Una-se pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre os diferentes tipos de agressão, propor medidas de prevenção e combate à violência, além de ampliar os espaços de debate. Cerca de 150 países participam da iniciativa.

A campanha teve início, ontem (25), Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e se encerra em 10 de dezembro. Como forma de apoio à iniciativa, a CGU - por meio do Programa De Bem com a Vida - fará ações de conscientização e engajamento dos servidores, em Brasília e nas Unidades Regionais, em três datas ao longo do período estabelecido.

Laço laranja

Haverá distribuição de laços laranja, símbolo da ação, na próxima segunda-feira (26), em Brasília. A cor vibrante foi escolhida por simbolizar um futuro livre da violência.

Em 6 de dezembro, Dia da Mobilização de Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher, haverá distribuição de laços brancos em Brasília e divulgação online, assim como em 10 de dezembro, Dia da Proclamação Universal dos Direitos Humanos. Durante a campanha interna, os servidores serão convidados a publicarem fotos e/ou mensagens sobre a importância da temática.

Origem

Segundo a ONU Mulheres Brasil, os 16 dias de ativismo começaram em 1991, quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), iniciaram uma campanha com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo.

Para conferir a programação da ONU Brasil nos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as mulheres, clique aqui.

Você tem voz

Nesse domingo (25), o Governo Federal, por meio do Ministério dos Direitos Humanos (MDH), lançou a campanha “Você tem voz”, a fim de celebrar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. As ações visam dar visibilidade ao tema e ao canal de denúncia Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher. Integram as atividades a divulgação de peças publicitárias em diversos canais de comunicação, como TV e redes sociais, e a veiculação de uma música sobre o tema em âmbito nacional. Saiba mais