Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 09 > Seminário debate uso da análise de dados para melhoria da gestão pública

Institucional

Seminário debate uso da análise de dados para melhoria da gestão pública

Evento

Evento organizado pela CGU, TCU e Enap está com inscrições abertas para participação presencial e a distância
publicado: 19/09/2018 11h24 última modificação: 19/09/2018 11h24

O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) participa, entre os dias 24 e 26 de setembro, em Brasília (DF), do 4º Seminário Internacional sobre Análise de Dados na Administração Pública. O evento busca promover o compartilhamento de experiências e boas práticas relacionadas ao uso de técnicas de análise e mineração de dados como instrumento para melhoria da gestão e do controle de entidades e políticas públicas. 

O Seminário é organizado conjuntamente pela CGU, Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap); e apoiado pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ). A programação inclui apresentações técnicas e oficinas. O evento será transmitido ao vivo pela Internet no canal oficial do TCU no YouTube. 

A CGU será representada pela equipe do Observatório da Despesa Pública (ODP). No dia 25, Leonardo Sales, titular da área, realiza palestra com o tema “Utilizando grafos para identificar o toma-lá-dá-cá das campanhas eleitorais”. Já no dia 26, o auditor Fernando Sola Pereira conduz oficina sobre “Introdução ao Python e Pandas para Análise de Dados”. Em seguida, será a vez do servidor Gustavo Van Erven falar sobre “Teoria e Prática de Grafos”. 

Para realizar a inscrição, o interessado precisa acessar https://contas.tcu.gov.br/ords/f?p=isc_sp e seguir as instruções. No caso de participação presencial, deve-se inserir o código S261C2A47E – as vagas são limitadas a 480, em razão da capacidade do auditório. Já no caso de participação a distância, deve-se inserir o código: S26265A47E. 

Serviço 

  • 4º Seminário Internacional sobre Análise de Dados na Administração Pública
  • Data: 24 a 26 de setembro de 2018
  • Horário: 9h às 18h
  • Local: Instituto Serzedello Corrêa – Escola Superior do TCU
  • Endereço: Setor de Clubes Sul, Trecho 3, Pólo 8, Lote 3 – Brasília/DF