Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 08 > Rede Conselho SUS reunirá informações voltadas ao controle social na área da Saúde

Controle Social

Rede Conselho SUS reunirá informações voltadas ao controle social na área da Saúde

Encontro

Evento de lançamento, aberto ao público e com transmissão ao vivo, inclui curso e seminário
publicado: 06/08/2018 10h30 última modificação: 07/08/2018 16h08

O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) e o Conselho Nacional de Saúde (CNS) lançam, nesta quinta-feira (9), em Brasília (DF), a Rede Conselho SUS. A plataforma irá integrar as agendas, capacitações e pautas entre as diversas instâncias do controle social na área da Saúde pelo país – mais de 100 mil conselheiros em âmbito municipal, estadual, distrital e federal. Aberto ao público, o evento contará também com transmissão ao vivo pelo canal: https://datasus.saude.gov.br/multimidia.

A Rede faz parte do Projeto Saúde em Ação, estratégia desenvolvida pela CGU e pela Comissão de Orçamento e Financiamento (Cofin) do CNS, para o acompanhamento das ações e o monitoramento dos recursos investidos na política de Saúde em todas as esferas de governo. O lançamento ocorrerá junto à 308ª Reunião Ordinária do CNS, das 14 às 17h.

A abertura contará com as presenças do ministro da Transparência, Wagner Rosário; e do presidente do CNS, Ronald Ferreira; entre outras autoridades. Em seguida, Claudia Taya, secretária de Transparência e Prevenção da Corrupção da CGU, realiza apresentação sobre o curso “Participação e Controle Social”, voltado à atuação da sociedade na gestão do SUS, conforme determina a Lei n° 8.142/1990.

A programação também inclui a participação do diretor de Transparência e Controle Social, Otávio Neves, e do coordenador de Auditoria da Área de Saúde da GU, Alexandre Gomide, durante o 6º Seminário “Controle Social da Saúde: Financiamento do SUS”.

Formação

O curso “Participação e Controle Social” acontecerá de agosto a dezembro, quando serão ofertadas mil vagas para a primeira turma destinada aos conselhos estaduais, distrital e municipais de saúde. A iniciativa conta com o apoio da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG), da Escola da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, da Escola de Administração Fazendária (Esaf) e da Fundação Oswaldo Cruz de Brasília. Os detalhes sobre inscrição e metodologia serão divulgados em breve.

Parceria

O lançamento da plataforma decorre da parceria estabelecida entre o CNS e o Mistério da Transparência (CGU), após a realização do Seminário Controle Social na Saúde: Financiamento do SUS, em 2017 e 2018, que capacitou conselheiros nos 26 estados e no Distrito Federal sobre as temática do controle, transparência pública e participação social.

Serviço

- Lançamento da Rede Conselhos SUS
- Data: 09/08/2018 (quinta-feira)
- Horário: 14h às 17h
- Local: Plenário do CNS
- Endereço: Ministério da Saúde, anexo B, 1º andar, Esplanada dos Ministérios – Brasília (DF)
- Transmissão ao vivo: https://datasus.saude.gov.br/multimidia
- Contato: (61) 3315-2150 / 3315-3821