Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 07 > Oficina discute conteúdo de material didático para programa sobre ética e cidadania

Controle Social

Oficina discute conteúdo de material didático para programa sobre ética e cidadania

Educação

Evento reuniu educadores, roteiristas, professores e representantes de órgãos públicos
publicado: 20/07/2018 10h43 última modificação: 20/07/2018 14h39
Ascom/CGU Foram realizadas discussões cujos resultados nortearão a produção dos conteúdos de temas relacionados à Ética e Cidadania, dentro da ampliação do Programa “Um por Todos"

Foram realizadas discussões cujos resultados nortearão a produção dos conteúdos de temas relacionados à Ética e Cidadania, dentro da ampliação do Programa “Um por Todos"

O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) promoveu, no dia 13 de julho, em São Paulo (SP), o Educathon – Oficina de Co-criação sobre Ética e Cidadania. O evento foi realizado em parceria com o Instituto Cultural Maurício de Sousa (IMS). A iniciativa faz parte da ampliação do programa “Um Por Todos e Todos Por Um! Pela Ética e Cidadania” para os anos iniciais do Ensino Fundamental I (1º ao 9º ano), nas escolas públicas brasileiras. 

O evento contou com a presença de representantes do Ministério da Educação (MEC), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), da Fundação Lemann, 10 professores de diversas regiões do País, integrantes da rede “Conectando Saberes”, servidores do Conselho Federal de Serviço Social (CFECS) e da Unidade Regional da CGU no Estado de São Paulo. 

Os participantes foram divididos em oficinas, conduzidas por roteiristas do IMS, para a troca de experiências e o compartilhamento de vivências em salas de aulas do Ensino Fundamental. Os resultados das discussões vão subsidiar o desenvolvimento de conteúdos de materiais didáticos sobre educação cidadã, para ser utilizado em capacitações presencias ou à distância. 

A previsão é de que, ainda este ano, uma revista em quadrinhos seja destinada aos estudantes do 2º ano, como parte de um projeto-piloto. O material, que será acompanhado de um guia para professores, trabalha a questão da alfabetização, ao mesmo tempo que explora temas de ética e cidadania. Essa primeira ação alcançará mais de 100 mil escolas e 1,5 milhão de alunos. 

Leia também: 

Parceria CGU e MEC amplia ensino de ética e cidadania nas escolas públicas brasileiras