Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 06 > Novo Portal da Transparência ajuda cidadão a fiscalizar gastos públicos federais

Transparência Pública

Novo Portal da Transparência ajuda cidadão a fiscalizar gastos públicos federais

Inovação

Melhorias focam na integração de dados, ferramenta de busca e visualização em gráficos. Entre as novidades estão informações sobre licitações, viagens a serviço e emendas parlamentares
publicado: 28/06/2018 16h43 última modificação: 29/06/2018 15h52
Portal traz o conceito de navegação modular, permitindo novas formas de buscar, visualizar e agregar informações. Painéis específicos sobre órgãos, programas e áreas de governo apresentam de forma gráfica os conteúdos de diferentes temas

Portal traz o conceito de navegação modular, permitindo novas formas de buscar, visualizar e agregar informações. Painéis específicos sobre órgãos, programas e áreas de governo apresentam de forma gráfica os conteúdos de diferentes temas

O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) lança, nesta quinta-feira (28), o novo Portal da Transparência do Governo Federal. As mudanças focam na integração entre as consultas e diversas bases de dados; ferramenta de busca; visualização e comparação em gráficos; melhor usabilidade; e linguagem cidadã. O objetivo é estimular mais brasileiros a exercer o controle social e acompanhar como o recurso público federal está sendo utilizado. 

Bases Integradas 

Com as bases governamentais totalmente integradas, o Portal traz o conceito de navegação modular, permitindo novas formas de buscar, visualizar e agregar informações. Painéis específicos sobre órgãos, programas e áreas de governo apresentam de forma gráfica os conteúdos de diferentes temas (despesa, receita, servidores, punições, etc.). Ao acessar dados de um ministério, por exemplo, o usuário encontra - numa única página - gastos diretos, despesas com pessoal, valores e modalidades de contratação, principais fornecedores, entre outros. 

Outro destaque é a ferramenta de busca na página inicial do Portal. Ao escrever um nome de pessoa física ou jurídica, por exemplo, aparecem todas as informações relacionadas, das diferentes bases e sistemas que alimentam o Portal. Se for um servidor, sua remuneração, diárias e passagens. No caso de uma empresa, o valor de recursos recebidos, se há punições, além de listagem de contratos. 

Além das novas formas de visualização, as tabelas são interativas para melhor detalhamento, ou seja, permitem agregar valores, remover ou incluir colunas que atendam o interesse do usuário e gerar o tipo de gráfico que preferir (pizza, rosca, barras ou treemap). Também é possível baixar os dados, em formato aberto, ou utilizar APIs para desenvolvimento de softwares e aplicativos. 

O novo Portal também foi construído com layout mais intuitivo e responsivo para acesso a partir de celulares e tablets. A melhor usabilidade permite integração com redes sociais, geração de QR Codes, incorporação de gráficos, ferramentas de notificação do usuário em caso de atualizações e também a possibilidade de notificar empresas suspeitas de irregularidades. 

>>> Confira, abaixo, vídeo de apresentação do Novo Portal da Transparência

Novas informações 

Entre as principais novidades, o Portal da Transparência passa a disponibilizar as despesas geradas por meio de emendas parlamentares. Agora é possível acessar qual bancada e deputado destinou o recurso no orçamento, área de governo e localidade destinatária, estágio de liberação dos valores, além da empresa contratada para executar a obra ou serviço. 

Outras informações foram agregadas como: licitações e contratos nas compras realizadas pelos órgãos do Poder Executivo Federal; viagens a serviço de servidores e colaboradores (diárias, itinerários e motivo); acordos de leniência celebrados pela CGU com empresas que cometeram atos de corrupção (datas, termos e efeitos); e relatórios de auditoria da CGU em órgãos, programas e municípios. 

Educativo e cidadão 

A reformulação pretende aumentar a transparência da gestão e o controle da sociedade. Informações sobre ações e programas de governo serão consolidadas e disponibilizadas no formato popularmente conhecido, como “Brasil sem Miséria”, “Ciência sem Fronteiras”, “Enem”, “Pronatec”, entre outros. 

O novo Portal da Transparência possui uma área educativa com diversas informações para facilitar a compreensão de como o governo funciona. São textos, infográficos e vídeos que ajudam a entender os números. Ferramentas interativas tiram dúvidas e explicam termos orçamentários. Além disso, há um botão de ajuda onde o cidadão pode digitar um termo que desconhece e consultar o glossário sem sair da tela de navegação.