Institucional

Nota de Pesar

CGU lamenta morte do ex-ministro Waldir Pires nesta sexta-feira

publicado: 22/06/2018 13h09, última modificação: 22/06/2018 13h37
Primeiro ministro da CGU em sua atual configuração, Waldir Pires atuou na pasta de 2003 a 2006
CGU lamenta morte do ex-ministro Waldir Pires nesta sexta-feira

Waldir Pires ficou conhecido pela ampla estruturação promovida no órgão de controle interno do Governo Federal

O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) recebe, com imenso pesar, a notícia do falecimento de Waldir Pires, aos 91 anos, ocorrido em Salvador (BA), na manhã desta sexta-feira (22). Primeiro ministro da CGU em sua atual configuração, Waldir Pires atuou na pasta de 2003 a 2006, e ficou conhecido pela ampla estruturação promovida no órgão de controle interno do Governo Federal. 

Waldir Pires foi responsável por coordenar a atuação das estruturas de detecção e punição na CGU, em 2003, por meio da Secretaria Federal de Controle Interno (SFC), da Ouvidoria-Geral da União (OGU) e da Corregedoria-Geral da União (CRG). Os mecanismos de prevenção da corrupção ganharam maior dimensão e foram reunidos na então Secretaria de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas (SPCI), criada no início de 2006.  

Durante a gestão do ex-ministro, a CGU implementou importantes políticas de controle da Administração Pública, bem como de prevenção e combate à corrupção. Destacam-se o Programa de Fiscalização a partir de Sorteios Públicos, com auditorias dos recursos federais transferidos a estados e municípios; o programa de capacitação de cidadãos para atuarem no controle social, Olho Vivo no Dinheiro Público;  e o Portal da Transparência, ferramenta de prestação de contas governamental, lançada em 2004, reconhecida e premiada no Brasil e no exterior. 

Em dezembro de 2003, em Mérida, México, Waldir Pires assinou, pelo Brasil, a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, marcando, a partir dali, a presença do país nos fóruns internacionais sobre a matéria. Sob seu comando, a CGU foi responsável por organizar o IV Fórum Global de Combate à Corrupção, sediado em Brasília, em junho de 2005. 

A CGU presta condolências aos familiares do ex-ministro e agradece pelos relevantes serviços prestados. 

Atuação 

Francisco Waldir Pires de Souza nasceu no dia 21 de outubro de 1926, no município de Acajutiba, na Bahia. Além de ministro da CGU, comandou também os ministérios da Previdência Social (1985/1986) e da Defesa (2006/2007). Com extenso currículo político, exerceu ainda, na Bahia, os cargos de governador, deputado federal, deputado estadual e vereador. Ver perfil na Galeria de Ministros