Transparência Pública

Oportunidade

CGU apoia competição sobre análise de dados abertos da saúde pública do Brasil

publicado: 14/06/2018 08h33, última modificação: 14/06/2018 16h09
Resultados do Datathon - Desafio de Dados poderão auxiliar na compreensão dos problemas e construção de políticas públicas
CGU apoia competição sobre análise de dados abertos da saúde pública do Brasil

Evento tem como público-alvo desenvolvedores de software e profissionais de análise de dados

O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) divulga o pré-lançamento, nesta quinta-feira (14), em Brasília (DF), do primeiro Datathon – Desafios de Dados da Saúde Pública do Brasil. O objetivo da competição é estimular a produção de infográficos, insights e outras iniciativas a partir de informações disponibilizadas, em formato aberto, pelo governo brasileiro. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas (500). É possível se candidatar individualmente ou em equipes de até três pessoas.

O evento tem como público-alvo desenvolvedores de software e profissionais de análise de dados. A expectativa é que o material produzido facilite a compreensão dos problemas na área de saúde do país e auxilie na construção de políticas públicas. Os competidores poderão utilizar informações das bases do Ministério da Saúde, Sistema de Convênios (SICONV), IBGE, Anvisa, Ipea, Dieese e do Portal da Transparência do Governo Federal. 

Diferentemente de um Hackathon, que tem local específico e prazo reduzido para realização, o Datathon é um tipo de concurso que pode acontecer online, por um período mais longo e com participantes em diferentes países. 

Além da CGU, o evento recebe apoio institucional da Sala de Apoio à Gestão Estratégica do Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS (SAGE/DEMAS) e da Secretaria de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia do Governo do Distrito Federal (SEDICT/GDF). O Datathon é realizado por uma empresa brasiliense de tecnologia. 

Dados abertos 

A Política Nacional de Dados Abertos do Executivo Federal, coordenada pelo Ministério do Planejamento e monitorada pela CGU, visa proporcionar benefícios à sociedade, tais como aumento da transparência no governo e melhores possibilidades de controle social das políticas públicas. A Política foi instituída pelo Decreto nº 8.777/2016, que obriga todos os órgãos da administração direta, autárquica e fundacional a publicarem suas bases.  

Os dados públicos disponibilizados pelo Governo Federal podem ser encontrados e utilizados no Portal Brasileiro de Dados Abertos. 

Serviço 

  • Pré-lançamento do Datathon - Desafios de Dados da Saúde Pública do Brasil
  • Data: 14/06/2018 (quinta-feira)
  • Horário: 17h
  • Local: Auditório da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)
  • Endereço: SIA Trecho 3, Lote 225, Edifício Sede – Brasília (DF)
  • Mais informações: Conversa Coletivo de Comunicação Criativa