Ética e Integridade

Evento

CGU participa de seminário internacional sobre governança e políticas públicas

publicado: 25/05/2018 11h47, última modificação: 25/05/2018 15h56
Ministro Wagner Rosário destacou importância dos programas de integridade para os órgãos da Administração Pública
CGU participa de seminário internacional sobre governança e políticas públicas

Ministro da CGU destacou a importância do papel da CGU para a melhoria da governança pública num país de dimensões continentais - Foto: Ascom/CGU

O ministro da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, participou na manhã desta sexta-feira (25) da mesa de abertura do seminário internacional Governança, Avaliação de Políticas Públicas e Impacto Regulatório, realizado pela Casa Civil da Presidência da República, em Brasília. 

O ministro destacou a importância do papel da CGU para a melhoria da governança pública num país de dimensões continentais, como é o caso do Brasil. “Esperamos que até 30 de novembro todos os 350 órgãos federais entreguem seus planos de integridade, que são parte de um conjunto estruturado de medidas e procedimentos claros para uma mudança de cultura no setor público. Com isso, estamos trabalhando muito fortemente para que o governo dê uma resposta adequada à sociedade”, afirmou o ministro. 

>>> Confira a programação do evento

Participaram, ainda, da abertura do evento o ministro chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha; a secretária executiva do Ministério da Fazenda, Ana Paula Vescovi; o secretário de Planejamento e Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Júlio Menezes; e o diretor do Banco Mundial para o Brasil, Martin Raiser.

Seminário Internacional 

O Estado brasileiro vem implementando ações voltadas à modernização institucional com base em reformas estruturantes, buscando maior racionalidade no processo de subsídios à tomada de decisão, com foco no aperfeiçoamento do ambiente de negócios e com um desenho mais eficiente da governança no Setor Público.

Nesse contexto destacam-se as iniciativas de aperfeiçoamento da governança pública, que abrangem aspectos como a estruturação de instâncias colegiadas, a avaliação de programas de governo e a análise de impacto de medidas regulatórias - com potencial simplificação dos normativos e visando a uma maior dinamização da Economia.

Para harmonizar e coordenar os esforços do Governo com relação a esses temas, a Subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil da Presidência da República (SAG) promove o seminário internacional Governança, Avaliação de Políticas Públicas e Impacto Regulatório, com especialistas nacionais e internacionais, gestores públicos, para identificar as boas práticas internacionais e discutir soluções para problemas comuns nas diversas áreas de políticas públicas, bem como disseminar as boas práticas de governança, avaliação de políticas e análise de impacto regulatório instituídas no governo federal e nos entes federais.