Controle Social

Encontro

CGU participa de evento sobre transparência e controle social em Santa Catarina

publicado: 18/05/2018 14h59, última modificação: 18/05/2018 14h59
Ouvidor-geral da União e secretária de Transparência falaram sobre cidadania, ética e integridade
CGU participa de evento sobre transparência e controle social em Santa Catarina

Secretária de Transparência falou sobre ética e integridade como modos de prevenir a corrupção

O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), por meio da Ouvidoria-Geral da União (OGU) e da Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção (STPC), participou, nos dias 15 e 16 de maio, em Blumenau (SC), do 10º Seminário Catarinense de Transparência e Controle Social. Na ocasião, o ouvidor-geral da União, Gilberto Waller, e a secretária de Transparência, Cláudia Taya, falaram sobre temas como cidadania, ética e integridade.

Em palestra de abertura denominada “O papel da Ouvidoria: participação social além do voto”, Gilberto Waller abordou a atuação das ouvidorias na interlocução com a sociedade e na consequente melhoria da gestão pública“É muito importante falar com prefeituras sobre a importância de se abrir um canal de participação e controle social efetivo, colocando o cidadão no centro das decisões da administração, com o objetivo de termos um serviço mais efetivo”, ressaltou. 

Já a secretária de Transparência, Cláudia Taya, destacou a promoção da ética e dos programas de integridade com o objetivo de prevenir a corrupção, como o Empresa Íntegra e o Pró-Ética, iniciativas da CGU voltadas ao setor privado. Além disso, Cláudia Taya também enfatizou as ações relacionadas à educação cidadã. O programa Um Por Todos e Todos Por Um foi expandido, em parceria com o MEC e Instituto Mauricio de Sousa, para atingir cerca de 48 milhões de alunos da rede pública. Já o Concurso de Desenho e Redação está na décima edição, com o tema “Ser honesto é legal”.

O evento foi realizado pela Educação Fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina, em parceria com a Prefeitura de Blumenau e com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC-SC). A programação englobou também a 4ª Semana de Municipal de Transparência e Combate à Corrupção. Na ocasião, a CGU contribuiu com orientações sobre a transparência em dados abertos, em palestra ministrada pelo coordenador de Cooperação Federativa e Controle Social, Adenísio Alvaro de Souza.