Ética e Integridade

Participação Social

Ouvidorias participam do projeto Bem Estar Global em Rondônia

publicado: 19/04/2018 18h42, última modificação: 19/04/2018 18h43
Estande receberá denúncias e reclamações sobre serviços públicos. Iniciativa também busca orientar os cidadãos sobre a existência de canais de participação
Ouvidorias participam do projeto Bem Estar Global em Rondônia

Ouvidorias públicas terão um estande próprio, onde os cidadãos poderão, por exemplo, registrar denúncias, fazer reclamações e solicitações sobre serviços públicos em geral

A Ouvidoria-Geral da União - área do Ministério da Transparência (CGU) - participa nesta sexta-feira (20), em Porto Velho (RO), do projeto Bem Estar Global, realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), em parceria com a Rede Globo e Rede Amazônica. No evento, as ouvidorias públicas terão um estande próprio, onde os cidadãos poderão, por exemplo, registrar denúncias, fazer reclamações e solicitações sobre serviços públicos em geral - federais, estaduais e municipais - além de entrar com pedidos de acesso à informação.

Outro objetivo é orientar os cidadãos sobre a existência de canais de comunicação com o Estado, noções de controle social e de direitos de acesso aos serviços públicos, especialmente os relacionados à saúde. A programação ocorre das 7h às 13h, no Espaço Alternativo, na Zona Norte da capital. Várias ações de utilidade pública serão oferecidas à comunidade.

Parceria

O Projeto Bem Estar Global oferece, de forma gratuita, serviços e orientações nas áreas de saúde e de qualidade de vida aos cidadãos, assim como atividades de lazer que acontecem nas cidades. Os eventos ocorrem, via de regra, nas sextas-feiras pela manhã e contam com a transmissão ao vivo pela Rede Globo, no Programa Bem Estar.

A Ouvidoria-Geral da União participará também das edições do Sesi Saúde Total, com formato semelhante ao do Bem Estar Global. Serão, no total, 19 eventos em 2018, dos quais nove são edições do Bem Estar Global e dez são edições do Sesi Saúde Total.

A iniciativa é fruto da parceria entre o Ministério da Transparência e o Serviço Social da Indústria (Sesi) que prevê a realização de ações conjuntas de ouvidoria ativa e de disseminação de conhecimentos relativos à participação e ao controle social. No ano passado, a Ouvidoria -Geral da União participou pela primeira vez da Ação Global, simultaneamente em 27 cidades de todo o país e no Distrito Federal. No total, foram registrados mais de mais de 11 mil atendimentos, com orientações e recolhimento de manifestações (denúncias, reclamações e solicitações sobre serviços públicos).