Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 04 > CGU realiza em Mato Grosso seminário de participação e controle social

Ouvidoria

CGU realiza em Mato Grosso seminário de participação e controle social

Evento

Gilberto Waller falou sobre papel das ouvidorias na proteção do usuário de serviços públicos
publicado: 20/04/2018 12h22 última modificação: 20/04/2018 12h22
Na ocasião, o ouvidor-Geral da União, Gilberto Waller Junior, conduziu palestra sobre “O papel das ouvidorias como instrumento de proteção do usuário de serviços públicos”

Na ocasião, o ouvidor-Geral da União, Gilberto Waller Junior, conduziu palestra sobre “O papel das ouvidorias como instrumento de proteção do usuário de serviços públicos”

O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), por meio da Ouvidoria-Geral da União (OGU), promoveu, no dia 12 de abril, em Cuiabá (MT), o Seminário Regional de Participação e Controle Social. O evento, realizado em parceria com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), contou com a participação de 109 pessoas, entre ouvidores de órgãos municipais, estaduais e federais; além de servidores públicos, estudantes e contadores. 

Na ocasião, o ouvidor-Geral da União, Gilberto Waller Junior, conduziu palestra sobre “O papel das ouvidorias como instrumento de proteção do usuário de serviços públicos”. Ele explicou o histórico das ouvidorias públicas; destacou a integração com o site Reclame AQUI; e destacou o desafio de conscientizar e estimular o cidadão a se manifestar sobre o atendimento oferecido pelo Estado, para que isso provoque melhorias ao longo do tempo e gere benefício a todos. 

A solenidade de abertura também contou com a presença da superintendente da CGU em Mato Grosso, Karina Jacob Moraes, dentre outras autoridades.

No período da tarde, foram organizadas mesas de discussões sobre temas relacionados à “Participação e Controle Social” e “Transparência e Acesso à Informação”, onde foram apresentadas ações dos Observatórios Sociais; bem como projetos de voluntariado, de educação cidadã, de iniciativas de fomento à integridade, da divulgação de modelos de ouvidorias; além das ferramentas de transparência ativa e passiva.  

10 Estados

Neste mês, além de Cuiabá (MT), o Seminário passou por Fortaleza (CE), no dia 5. De acordo com programação prevista, ainda serão contempladas as seguintes capitais: Curitiba (PR), 10/05; Florianópolis (SC), 21/06; Salvador (BA), 12/07; Recife (PE), 26/07; Vitória (ES), 09/08; Belo Horizonte (MG), 13/09; Goiânia (GO), 25/10; e Porto Velho (RO), 29/11.

O objetivo é gerar multiplicadores junto à sociedade civil, agentes públicos e a comunidade contabilista, além de ampliar a divulgação do Programa de Fortalecimento das Ouvidorias (PROFORT). Os Seminários têm duração de oito horas e são realizados nas sedes dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC). Os eventos recebem apoio das Unidades da CGU nos Estados e da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (ABRACICON).