Auditoria e Fiscalização

Parceria

CGU e Ministério do Planejamento assinam acordo de cooperação técnica

publicado: 23/04/2018 12h31, última modificação: 23/04/2018 12h31
Documento prevê a disponibilização de acesso aos dados de empresas estatais federais
CGU e Ministério do Planejamento assinam acordo de cooperação técnica

Objetivo é a disponibilização, para a CGU, de acesso aos dados relativos às empresas estatais federais, armazenados no Sistema de Informações de Estatais - Foto: Ascom/CGU

O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG), assinaram, nesta sexta-feira, 20, em Brasília, o acordo de cooperação técnica entre os órgãos. O objetivo é a disponibilização, para a CGU, de acesso aos dados relativos às empresas estatais federais, armazenados no Sistema de Informações de Estatais (SIEST), no módulo de Perfil de Pessoal das Estatais (PPE).

Essas informações irão permitir à CGU a pesquisa, tratamento e geração dos relatórios e “trilhas de auditoria” com inconsistências de dados apurados, por exemplo, pagamentos efetuados sem fundamentação legal. O acordo não implica em gastos por nenhuma das partes e sua execução e fiscalização serão realizadas, no âmbito da CGU, pela Diretoria de Governança e Gestão da Secretaria Federal de Controle Interno.

Para o coordenador-geral de Auditoria de Pessoal e Tomada de Contas Especial, Henrique Cesar Kamchen, com o acesso à base de dados dos empregados das estatais, a CGU vai ampliar as ações de controle nas estatais, que serão automatizadas e sistematizadas, com maior qualidade nos dados a serem utilizados.

Assinaram o acordo, o secretário-executivo da CGU, José Marcelo de Carvalho, e, pelo MPDG, o secretário de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), Fernando Ribeiro Soares. Ambos ratificaram o interesse em fortalecer a parceria e a troca de experiências.