Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 11 > Rede ODP realiza workshop de planejamento estratégico em Brasília

Auditoria e Fiscalização

Rede ODP realiza workshop de planejamento estratégico em Brasília

Inteligência

Objetivo é dar maior efetividade às ações na prevenção de desvios e no monitoramento das despesas públicas
publicado: 14/11/2017 16h01 última modificação: 14/11/2017 16h03
Ascom/CGU O gerente de projetos, Luciano Altoé, destacou a integração e o envolvimento dos participantes na elaboração do Planejamento Estratégico, que será o instrumento norteador das ações da Rede ODP para os próximos cinco anos.

O gerente de projetos, Luciano Altoé, destacou a integração e o envolvimento dos participantes na elaboração do Planejamento Estratégico, que será o instrumento norteador das ações da Rede ODP para os próximos cinco anos.

Integrantes da Rede ODP estiveram reunidos em Brasília, nos dias 8 e 9 de novembro, para definir o Planejamento Estratégico para o período 2018-2022. Por meio de um workshop, realizado no Instituto Serzedello Corrêa, o grupo discutiu e propôs objetivos e iniciativas que possam favorecer a tomada de decisões por parte dos entes integrantes do Observatório da Despesa Pública (ODP) nos estados e nos tribunais de contas. A ideia é maximizar resultados e dar maior efetividade às ações dos entes federativos na prevenção de desvios e no monitoramento das despesas públicas.

O workshop contou com a presença de 43 servidores, sendo 17 do controle interno dos estados e dos municípios pilotos de São Paulo e de Recife, e 19 do controle externo (tribunais de contas), além de sete servidores da Diretoria de Informações Estratégicas (DIE).

O objeto das parcerias em rede é a integração de metodologias entre os partícipes, bem como o intercâmbio de experiências, informações e tecnologias, de forma a incrementar as ações de prevenção, de combate à corrupção e de monitoramento das despesas públicas pelos órgãos integrantes.

O secretário-executivo da CGU, José Marcelo, compareceu ao evento e enfatizou aos participantes a importância do trabalho de parceria e de incremento de ações integradas entre os órgãos de controle interno e externo como estratégia para melhorar a efetividade das ações dos entes federativos na prevenção de desvios e de apoio à gestão.

O diretor da DIE, Gilson Libório, e o gerente de Projetos, Luciano Altoé, encerraram o evento, destacando a integração e o envolvimento dos participantes na elaboração do Planejamento Estratégico, que será o instrumento norteador das ações da Rede ODP para os próximos cinco anos.

Rede ODP

A Rede ODP atua em âmbito nacional e abrange o Observatório da Despesa Pública (ODP) no Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), em Brasília/DF; os ODP estaduais, nos estados signatários de Acordo de Cooperação Técnica com a CGU; os Tribunais de Contas, por meio de suas Unidades de Informações Estratégicas (UIE), projeto denominado ODP.TC; e os municípios que aderiram ao projeto através dos ODPs estaduais.

Até o momento, a Rede ODP conta, além do ODP.CGU, com a adesão de 12 estados, 26 municípios, 17 tribunais de contas estaduais e três tribunais de contas municipais, abrangendo os controles interno e externo nos entes estaduais.

Os municípios integrantes da Rede, signatários de acordo com os respectivos estados, estão na fase de implementação dos canais físicos e de capacitação, com conclusão prevista para 1º trimestre de 2018.