Controle Social

Cidadania

CGU divulga resultado do 9º Concurso de Desenho e Redação

publicado: 24/11/2017 10h08, última modificação: 24/11/2017 10h35
Iniciativa mobilizou cerca de 410 mil alunos, 14 mil professores, 2 mil escolas e 700 municípios
CGU divulga resultado do 9º Concurso de Desenho e Redação

Premiação acontece em 7 de dezembro, em Brasília (DF), durante cerimônia comemorativa pelo Dia Internacional Contra a Corrupção

O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) divulga o resultado do 9º Concurso de Desenho e Redação. Com o tema “Todo dia é dia de cidadania”, a iniciativa gratuita buscou despertar nos estudantes, de escolas públicas e privadas de todo o país, o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à convivência cidadã. Nesta edição, houve a mobilização de 409.917 alunos, 13.821 professores e 1.942 escolas em 691 municípios. No período de inscrições, entre abril e setembro, foram enviados para avaliação 7.632 trabalhos. 

Confira a portaria de resultado
Conheça os desenhos e redações premiados 

A premiação acontece em 7 de dezembro, em Brasília (DF), durante cerimônia comemorativa pelo Dia Internacional Contra a Corrupção. Os alunos autores e os professores orientadores dos três melhores trabalhos em cada categoria recebem um tablet e certificado. As três instituições com a melhor estratégia para debater o tema em sala de aula ganham um computador, além do certificado de reconhecimento, na categoria “Escola-Cidadã”. 

O concurso foi divido em 14 categorias. Nas categorias de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, os alunos concorreram com trabalhos do tipo “Desenho”. Já nas categorias de 6º ao 9º ano do ensino fundamental, 1º ao 3º do ensino médio, incluindo a modalidade de educação de jovens e adultos (EJA), os alunos participaram com trabalhos do tipo “Redação”. 

Vencedores por todo país 

Os alunos vencedores estão distribuídos por diversos municípios – Afonso Cláudio (ES), Anápolis (GO), Bariri (SP), Boituva (SP), Cajazeiras (PB), Casimiro de Abreu (RJ), Ceilândia (DF), Chapada dos Guimarães (MT), Dourados (MS), Goiás (GO), Goianésia (GO), Goioerê (PR), Guarulhos (SP), Inhumas (GO), Iracema (CE), Maracanaú (CE), Pará de Minas (MG), Pouso Redondo (SC), Riacho Fundo II (DF), Rio Claro (SP) e Santa Luzia (PB) – e também pelas capitais – Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Palmas (TO) e São Paulo (SP). 

Algumas localidades tiveram dois contemplados, como foi o caso de Campo Mourão (PR) e de Campina Grande (PB), assim como as capitais Belém (PA), Campo Grande (MS) e Macapá (AP). A cidade do Rio de Janeiro (RJ) se destacou com três ganhadores. 

As três instituições de ensino vencedoras são: Colégio Batista de Brasília (DF), Centro de Ensino Sesi do Gama (DF) e Escola Municipal Santos Panta, localizada em Grão Mogol (MG).