Institucional

Capacitação

Superintendentes da CGU participam de media training na Comunicação do Exército

publicado: 23/10/2017 15h22, última modificação: 23/10/2017 16h06
Iniciativa capacitou gestores nos Estados sobre relacionamento com a imprensa e técnicas de preparação para entrevistas
Superintendentes da CGU participam de media training na Comunicação do Exército

O curso, oferecido pelo Centro de Comunicação Social do Exército, abordou técnicas sobre preparação e condução de entrevistas, além de dicas para um bom relacionamento com a imprensa. - Foto: Ascom/CGU

Em parceria com o Exército Brasileiro, o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) – por meio da Assessoria de Comunicação Social (Ascom) –  promoveu, na última terça-feira (17), media training com os 26 superintendentes regionais. O treinamento sobre como lidar com jornalistas e a mídia aconteceu no Quartel General, em Brasília, e fez parte da programação do Encontro de Dirigentes 2017. A abertura contou também com a presença do secretário-executivo, José Marcelo de Carvalho.

>>> Confira a galeria de fotos no Flickr da CGU

O curso oferecido pelo Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx) foi ministrado pela jornalista Elane Cajazeira, que abordou - de forma teórica e prática - técnicas sobre preparação e condução de entrevistas, além de dicas para um bom relacionamento com a imprensa. Outros tópicos apresentados foram: comportamento, postura, aparência e discurso. Para a jornalista, a comunicação eficiente começa com a fonte bem preparada. “O sucesso da entrevista depende da forma e do conteúdo. É preciso ser claro e objetivo para melhor reforçar as ideias-chave na pauta, além de ficar atento à comunicação não verbal”, ressaltou.

Após a parte teórica, três superintendentes foram escolhidos para a simulação de entrevista. Os demais participantes avaliaram a conduta dos entrevistados, com posterior feedback sobre postura corporal e conteúdo das respostas, conforme assuntos abordados no curso. “Todo o treinamento gerou uma grande troca de experiências. Num órgão de atuação nacional como a CGU, é fundamental que os superintendentes estejam aptos a atender a imprensa nos Estados, reforçando a integração da comunicação e a imagem institucional”, avaliou o chefe da Ascom, Guilherme Fortuna.

Parceria

O secretário-executivo, José Marcelo de Carvalho, agradeceu o apoio do Exército e classificou o treinamento como valoroso. “Somos bons auditores, mas precisamos nos capacitar cada vez mais para informarmos, da melhor forma possível, as nossas ações à sociedade”, afirmou. Esse foi o segundo media training realizado em parceria com a Comunicação do Exército. No início de julho, participaram o ministro Wagner Rosário e os secretários das áreas finalísticas.