Ouvidoria

Profort

CGU realiza em São Paulo seminário regional de transparência e controle social

publicado: 02/08/2017 16h36, última modificação: 02/08/2017 16h40
Evento incluiu palestras e debates sobre Lei de Acesso à Informação e papel das ouvidorias
CGU realiza em São Paulo seminário regional de transparência e controle social

Da esquerda para a direita: titulares da OGU, CFC, CRC-SP e da Unidade Regional da CGU em São Paulo

O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), por meio da Ouvidoria-Geral da União (OGU), promoveu, no dia 28 de julho, em São Paulo (SP), o Seminário Regional de Transparência e Controle Social. O evento, realizado em parceria com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), incluiu palestras e fórum de discussões sobre a Lei de Acesso à Informação (LAI), transparência pública, participação social e papel das ouvidorias. As atividades contaram com a participação de, aproximadamente, 100 pessoas.

 Na ocasião, o superintendente da CGU em São Paulo, Roberto Viégas, destacou que os canais de ouvidoria são formas de empoderar o cidadão, que contribui com informações sobre o que acontece no seu município e colabora para a qualidade do gasto num ambiente de restrições orçamentárias. “É uma ferramenta para garantir mais efetividade na fiscalização, no controle e na melhor utilização dos recursos públicos”, disse.

 Também compuseram a mesa de abertura o presidente do Conselho Regional de Contabilidade em São Paulo (CRC-SP), Gildo Freire de Araújo; o vice-presidente técnico do CFC, Zulmir Ivânio Breda; e o ouvidor-geral da União, Gilberto Waller Júnior.

 Multiplicadores

 O Seminário já passou por Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Campina Grande (PB) e Belém (PA). Também irá percorrer o Rio de Janeiro (RJ), dia 4/8; Aracaju (SE), dia 25/8; Teresina (PI), dia 29/9; e Maceió (AL), ainda sem data definida. O objetivo é gerar multiplicadores junto à sociedade civil, agentes públicos e comunidade contabilista, além de promover a divulgação do Programa de Fortalecimento das Ouvidorias (PROFORT).

Os Seminários têm duração de oito horas e contam com o apoio das Unidades da CGU nos Estados, dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC) e da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (ABRACICON).

registrado em: , , , ,