Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 08 > CGU apoia curso sobre Governo Aberto para lideranças ambientais e da agricultura

Transparência Pública

CGU apoia curso sobre Governo Aberto para lideranças ambientais e da agricultura

Oportunidade

Inscrições se encerram neste domingo (20). Capacitação gratuita busca difundir conhecimentos teóricos e práticos sobre Transparência, Acesso à informação e Participação Social nas áreas
publicado: 18/08/2017 12h31 última modificação: 18/08/2017 14h22
A organização acontece em três etapas: a distância, oficina presencial e elaboração de projetos, que acontecem em setembro, outubro e dezembro.

A organização acontece em três etapas: a distância, oficina presencial e elaboração de projetos, que acontecem em setembro, outubro e dezembro.

O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) apoia, em parceria com o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), o primeiro curso de “Governo Aberto para Lideranças em Clima, Floresta e Agricultura”. A capacitação é gratuita e os interessados podem se inscrever no processo seletivo até o próximo domingo (20). As vagas são limitadas. 

Acesse as informações e inscreva-se no site do Imaflora 

Iniciativa pioneira no Brasil, o curso tem por objetivo difundir o conceito, os princípios e as práticas de Governo Aberto, aproximar organizações que atuam com o tema e mobilizar os participantes para que utilizem os instrumentos de controle em suas organizações. A organização acontece em três etapas: a distância (online); oficina presencial, em São Paulo; e elaboração de projetos, que acontecem nos meses de setembro, outubro e dezembro, respectivamente. 

As aulas são voltadas a membros de organizações da sociedade civil, órgãos públicos e setor privado que atuam com Clima, Floresta e Agricultura. Por meio de uma abordagem inovadora, o curso irá articular conhecimentos teóricos e práticos nos temas Transparência, Acesso à informação e dados abertos, Participação Social e Accountability. 

O diretor de Transparência e Controle Social da CGU, Otavio Neves, realizará palestra sobre os mecanismos disponíveis para fortalecimento de ações de controle social e monitoramento das políticas de meio ambiente. Além disso, a equipe de Dados Abertos da CGU fará uma tutoria na fase de projetos, em que os participantes desenham um projeto relacionado a meio ambiente e governo aberto para ser apresentado ao final do ciclo. 

O curso conta ainda com o apoio de instituições como: CLUA (Climate and Land Use Alliance) e parceria das instituições Artigo 19, Escola de Dados, Open Knowledge Brasil, Agenda Pública, Observatório do Clima, Observatório do Código Florestal, ICV (Instituto Centro de Vida) e Fellowship OEA de Governo Aberto nas Américas.