Auditoria e Fiscalização

Controle Interno

CGU assina portaria de criação do Comitê de Auditoria do Sistema de Transportes

publicado: 05/07/2017 17h19, última modificação: 06/07/2017 08h01
Objetivo é aperfeiçoar atividades de fiscalização e controle, com foco na melhoria da gestão
CGU assina portaria de criação do Comitê de Auditoria do Sistema de Transportes

Auditores que compõe o CTA/Tranposrtes farão reuniões semestrais, além de encontros extraordinários, para a interação, desenvolvimento de estudos, alinhamentos e intercâmbio de experiências e melhores práticas entre as unidades de controle.

O ministro interino da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, participou, nessa terça-feira (4), em Brasília (DF), da assinatura da portaria de criação do Comitê Técnico de Auditoria do Sistema de Transportes (CTA/Transportes). O objetivo é integrar a unidades de auditoria interna do Ministério dos Transportes, Porto e Aviação Civil (MTPA) e de 14 unidades vinculadas (Valec, DNIT, Infraero, ANTT, ANTAQ, ANAC e as companhias Docas – PA, RJ, BA, CE, MA, ES, RN e SP), com vistas ao aperfeiçoamento das atividades de fiscalização e controle, com foco na melhoria da gestão e dos resultados.

Os auditores que compõe o CTA/Tranposrtes farão reuniões semestrais, além de encontros extraordinários, para a interação, desenvolvimento de estudos, alinhamentos e intercâmbio de experiências e melhores práticas entre as unidades de controle, com participação de agentes da CGU, do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Advocacia Geral da União (AGU).

Para o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, esta é mais uma medida adotada pela sua pasta no que tange à governança e boas práticas administrativas. “Isso permitirá uma prestação de serviço público mais eficiente e ágil, com maior controle dos gastos e realização de despesas com mais qualidade”, afirmou. Ele lembrou o MTPA também aderiu ao Programa de Fomento da Integridade Pública (Profip), conduzido pela CGU; estabeleceu a Política de Gestão de Riscos e Controles Internos; criou sua própria Ouvidoria; e fortaleceu sua Corregedoria e Assessoria Especial de Controle Interno (AECI), agora vinculadas ao Gabinete.

Rosário parabenizou o MTPA pela iniciativa. “A própria limitação orçamentária nos obriga a ter um levantamento adequado das prioridades. Não temos mais abundância de orçamento. Por isso, é fundamental implementar mecanismos capazes de evitar o desperdício do dinheiro público. É um desafio para todo o governo”, destacou o ministro interino.

Também estiveram presentes ao evento o chefe da AECI do Ministério, Augusto César de Souza; o secretário Federal de Controle Interno adjunto, Victor Steytler; e o diretor de Auditoria de Políticas de Infraestrutura (DI) da CGU, Daniel Matos Caldeira.

 

registrado em: , ,