Institucional

Debate

Ministro da Transparência participa do 3º Hackfest contra a Corrupção

publicado: 08/06/2017 12h35, última modificação: 08/06/2017 13h06
Evento, em João Pessoa (PB), busca apresentar soluções tecnológicas para controle social e melhoria da gestão pública
Aviso de Pauta: Ministro da Transparência participa do 3º Hackfest contra a Corrupção

Wagner Rosário irá participar da abertura do evento, nesta sexta-feira (9), em João Pessoa, na Paraíba. - Foto: Ascom-CGU

O ministro interino da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, participa, nesta sexta-feira (9), em João Pessoa (PB), da abertura da 3ª edição do Hackfest contra a Corrupção. A solenidade será presidida pelo procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Bertrand de Araújo Asfora. O evento segue até domingo (11) e busca, a partir de uma maratona hacker de programação de computadores e oficinas temáticas, apresentar soluções tecnológicas que estimulem os cidadãos a exercer o controle social em favor da melhoria na gestão pública. 

O HackFest é voltado a programadores, estudantes e profissionais ligados ao desenvolvimento de softwares e das áreas de Direito, Administração, Gestão Pública, Design e Arte/Mídia. Na oportunidade, especialistas convidados irão compartilhar experiências, boas práticas e desafios relativos ao tema. O evento prevê mais de 30 horas de atividades e participação de mais de três mil pessoas. As inscrições são gratuitas e ainda podem ser feitas no endereço: http://hackfest.com.br/. As vagas são limitadas. 

A Maratona de Programação segue duas linhas temáticas: “Melhoria dos serviços públicos” e “Combate à corrupção e acompanhamento da aplicação dos recursos públicos”. Os painéis de debate abrangem, entre outras pautas, tecnologia da informação (TI) e transparência pública. Já as oficinas abordam assuntos como crimes digitais e cyberbullying; corrupção nas licitações públicas; e integridade empresarial. 

Confira a programação completa 

A CGU irá promover palestras sobre “Tratamento de denúncias do cidadão”, conduzida por Débora Queiroz Afonso, coordenadora-geral de Atendimento ao Cidadão da Ouvidoria Geral da União (OGU); e sobre “Lei de Acesso à Informação: como usar, como implementar”, que ficará a cargo do servidor Abelardo Lopes, coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção da Unidade Regional do órgão em Pernambuco. 

O HackFest é uma iniciativa coordenada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) e Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o Laboratório Analytics Brasil, o Governo do Estado da Paraíba, o Banco do Brasil e o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).