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Ouvidoria

Parceria entre Ministério da Transparência e site Reclame AQUI completa nove meses

Denúncias

Cerca de 3,6 mil reclamações sobre serviços públicos do Governo Federal foram registradas
publicado: 02/05/2017 10h47 última modificação: 02/05/2017 12h05
No período de novembro de 2016 (quando a integração teve início) a abril de 2017, foram registradas 3.596 manifestações. Destas, 2.795 (78%) foram encerradas, ou seja, o usuário recebeu resposta e a considerou satisfatória.

No período de novembro de 2016 (quando a integração teve início) a abril de 2017, foram registradas 3.596 manifestações. Destas, 2.795 (78%) foram encerradas, ou seja, o usuário recebeu resposta e a considerou satisfatória.

A parceria entre o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) e o site Reclame AQUI completa nove meses. O objetivo da cooperação, firmada em agosto de 2016, é permitir que todas as manifestações feitas à empresa, sobre políticas e serviços públicos prestados pelo Governo Federal, sejam encaminhadas à Ouvidoria-Geral da União (OGU), para triagem e direcionamento aos gestores para adoção de providências. 

O atendimento às reclamações, denúncias, sugestões e solicitações de informação é feito por meio do canal “Reclame AQUI Serviços Públicos” (disponível na internet ou por aplicativo de celular), no qual estão integradas as plataformas operacionais do portal Reclame AQUI e do Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (e-OUV). 

Estatísticas 

No período de novembro de 2016 (quando a integração teve início) a abril de 2017, foram registradas 3.596 manifestações. Destas, 2.795 (78%) foram encerradas, ou seja, o usuário recebeu resposta e a considerou satisfatória. Do restante, 567 estão em tratamento; 213 foram arquivadas (por apresentar conteúdo impróprio ou inteligível); 19 tiveram resposta intermediária (informações adicionais solicitadas ao órgão criticado); e duas foram complementadas (esclarecimentos adicionais solicitados ao cidadão). 

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é órgão que recebeu o maior número de manifestações: 3.345 ou mais de 93% dos registros. As reclamações se referem, principalmente, a queixas no atendimento de empresas concessionárias de serviços de telefonia (móvel e fixa), internet banda larga e TV por assinatura.

O tempo médio de resposta é de 11 dias, prazo bem inferior aos 30 dias estabelecidos no acordo de cooperação firmado pelo Ministério da Transparência e o site Reclame AQUI. 

                                             ÓrgãoQuantidade%
ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações 3.345 93,02%
MF – Ministério da Fazenda 98 2,73%
MT – Ministério do Trabalho 77 2,14%
MPA – Ministério da Pesca e Aquicultura 31 0,86%
MS – Ministério da Saúde 11 0,31%
SERPRO – Serviço Federal de Processamento de Dados 8 0,22%
MP – Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão 7 0,19%
DPU – Defensoria Pública da União 4 0,11%
RFB – Secretaria da Receita Federal do Brasil 4 0,11%
MRE – Ministério das Relações Exteriores  3 0,08%
ECT – Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos  2 0,06%
CC-PR – Casa Civil da Presidência da República 1 0,03%
MI – Ministério da Integração Nacional  1 0,03%
ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica  1 0,03%
SUSEP – Superintendência de Seguros Privados 1 0,03%
MPS – Ministério da Previdência Social 1 0,03%
INFRAERO – Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária 1 0,03%
Total Geral 3.596 100%

Os usuários também utilizam o e-OUV para avaliar a atuação e o tratamento dispensado pela Ouvidoria-Geral da União. Dos feedbacks recebidos, vários agradecem a rapidez na resposta e informam que o problema foi resolvido logo após as orientações recebidas.

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