Auditoria e Fiscalização

Repressão a ilícitos

Ministério da Transparência combate fraudes e desvios de recursos em Pernambuco

publicado: 11/05/2017 08h51, última modificação: 11/05/2017 11h58
Operação Couraça apura irregularidades na aplicação de verbas federais das áreas de educação, saúde e infraestrutura, nos municípios de Itapetim e Brejinho
Ministério da Transparência combate fraudes e desvios de recursos em Pernambuco

Para fraudar licitações e firmar contratos, o esquema se utilizava de empresas de fachada – que sequer existem nos endereços informados como sedes e nem possuem empregados registrados.

Nesta quinta-feira (11), o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União (CGU) participa da Operação Couraça. A ação, realizada em conjunto com a Polícia Federal, tem como objetivo desarticular organização criminosa envolvida em fraudes em licitações e desvios de recursos públicos federais nos municípios de Itapetim e Brejinho, no sertão pernambucano. 

Para fraudar licitações e firmar contratos, o esquema se utilizava de empresas de fachada – que sequer existem nos endereços informados como sedes e nem possuem empregados registrados. De acordo com as investigações, a organização criminosa direcionava a execução das obras com desvios de recursos provenientes das áreas de educação, saúde e infraestrutura urbana. 

A investigação constatou também a utilização de “sócios-laranja” e, em alguns casos, o pagamento antecipado às empresas quando o processo licitatório ainda estava em curso. O montante de contratações efetuadas pelos dois municípios é estimado em R$ 40 milhões. 

Estão sendo cumpridos vinte mandados de busca e apreensão. Participam da operação aproximadamente 80 policiais federais e seis auditores da CGU.

registrado em: , , , ,