Transparência Pública

Participação

Ministério da Transparência realiza evento sobre Dados Abertos do Governo Federal

publicado: 27/03/2017 12h20, última modificação: 30/03/2017 11h43
Objetivo é difundir open data para geração de negócios e controle social. Inscrições são gratuitas
Ministério da Transparência realiza evento sobre Dados Abertos do Governo Federal

Encontro é voltado a servidores públicos; empresas e organizações interessadas; startups e desenvolvedores de aplicativos; e sociedade civil.

O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) promove, no dia 27 de abril, em Brasília (DF), o evento Dados Abertos: Nova Cultura de Transparência. O encontro é realizado em parceria com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), a Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a organização Open Knowledge Brasil (OKBr). As inscrições são gratuitas e ficam abertas até o limite de vagas disponíveis. 

Acesse a programação e o formulário de inscrição 

O encontro é voltado a servidores públicos; empresas e organizações interessadas; startups e desenvolvedores de aplicativos; e sociedade civil. O objetivo é divulgar a Política Nacional de Dados Abertos; promover o lançamento do Índice de Dados Abertos (Open Data Index), fruto de parceria entre a OKBr e a FGV; além de difundir a importância da abertura de dados públicos para a geração de negócios e fomento do controle social. 

Também serão apresentados três casos de sucesso da utilização pela sociedade de dados abertos da Administração Pública: Serenata de Amor - projeto que por meio de inteligência artificial identifica irregularidades nos gastos da Cota para Exercício da Atividade Parlamentar destinada a deputados federais; um estudo que critica o modelo de tributação de renda e lucro no Brasil, representado pelo pesquisador Rodrigo Orair; e o Sistema Mavip - desenvolvido para simplificar e otimizar o registro de marcas. 

Benefícios à sociedade 

A Política Nacional de Dados Abertos do Executivo Federal, coordenada pelo Ministério do Planejamento e monitorada pelo Ministério da Transparência, visa proporcionar benefícios à sociedade, tais como aumento da transparência no governo e melhores possibilidades de controle social das políticas públicas. A Política foi instituído pelo Decreto nº 8.777/20116, que obriga todos os órgãos da Administração Direta Autárquica e Fundacional a publicarem suas bases de dados.  

Serviço 

Data: 27 de abril de 2017
Horário: 14h
Local: Auditório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
Endereço: Avenida L3 Norte, s/n, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A - Brasília (DF)