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Gestão Pública

Ministério da Transparência inicia operação do sistema TáxiGov

publicado: 02/03/2017 10h33, última modificação: 17/10/2018 11h12
Novo modelo de transporte administrativo vai beneficiar 1,2 mil servidores no Distrito Federal
Ministério da Transparência inicia operação do sistema TáxiGov

As corridas são solicitadas por celular e computador, além de uma Central de Atendimento por telefone.

O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) iniciou, ontem (1º), a experiência-piloto do TáxiGov, um novo modelo de transporte terrestre de servidores e colaboradores em exercício em Brasília (DF). O sistema funciona por meio de agenciamento de táxis e as corridas são solicitadas via aplicativo mobile (celular) e web (computador), além de uma Central de Atendimento por telefone. 

A ferramenta vai atender cerca de 1,2 mil servidores e colaboradores do Ministério da Transparência, em exercício no Distrito Federal, que precisem se deslocar em função de atividades administrativas. Para melhor avaliação e monitoramento contínuo, os usuários darão suas opiniões sobre a qualidade do serviço na própria ferramenta (aplicativo ou web), após a realização das corridas. 

O TáxiGov inaugura o Centro de Serviços Compartilhados, iniciativa em que o Ministério do Planejamento (MP), por meio da Central de Compras contrata o fornecedor e se torna o provedor aos órgãos da Administração Direta; além de assumir a responsabilidade pela gestão de contratos e pagamentos. 

A mudança busca melhorar a eficiência do gasto público, a partir da redução em até 60% das despesas relacionadas ao transporte terrestre oficial (economia estimada de R$ 20 milhões por ano) e maior controle e transparência do serviço. O serviço tem por objetivo substituir o sistema de frotas de carros oficiais e será expandido, até o início de 2018, aos demais ministérios e autarquias do Executivo Federal. 

Cadastro e treinamento 

Na última semana, o Ministério do Planejamento promoveu um treinamento para utilização do TáxiGov. A capacitação foi direcionada aos gestores, previamente cadastrados, dos diferentes setores do órgão sede do Ministério da Transparência, bem como da Corregedoria-Geral da União (CRG), localizada na Esplanada, que são responsáveis pela operação, gestão e realização do ateste dos serviços executados pelos usuários vinculados à sua unidade.