Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 03 > Ministério da Transparência celebra parceria com Conselho Federal de Contabilidade

Institucional

Ministério da Transparência celebra parceria com Conselho Federal de Contabilidade

Cooperação Técnica

Iniciativa busca ampliar ações de articulação, por meio de intercâmbio de experiências
publicado: 17/03/2017 15h45 última modificação: 17/03/2017 16h42
Exibir carrossel de imagens Adalberto Carvalho - Ascom/CGU “É preciso atuar com eficácia para aferir o uso do dinheiro público”, afirmou Torquato Jardim

“É preciso atuar com eficácia para aferir o uso do dinheiro público”, afirmou Torquato Jardim

O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) celebrou, nesta sexta-feira (17), em Brasília (DF), acordo de cooperação técnica com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC). A iniciativa busca ampliar as ações de articulação, por meio de apoio mútuo e intercâmbio de experiências e informações. A parceria prevê a realização de eventos que visem à disseminação de conhecimentos relativos ao controle e participação social; bem como treinamentos conjuntos para o aperfeiçoamento das atividades de ouvidoria.

>> Assista ao vídeo no Youtube

Para o presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, o acordo é mais um passo para tornar o país mais transparente. “O convênio permitirá que os mais de 530 mil contadores e técnicos de contabilidade aqui registrados possam se engajar nesse movimento de promoção do despertar da sociedade para o controle social e fiscalização da aplicação dos recursos público”, destacou.

Já para o ministro da Transparência, Torquato Jardim, a parceria com o CFC irá aperfeiçoar o sistema de prestação de contas, a partir da colaboração dos contadores junto aos auditores da CGU. “É preciso atuar com eficácia para aferir o uso do dinheiro público. Temos que construir a riqueza do país com responsabilidade. É mais fácil sermos parceiros do que mudar o sistema tributário”, enfatizou.

O acordo foi assinado durante o projeto Quintas do Saber, organizado pela Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon). Já na segunda edição, o tema tratado foi “Transparência e Controle Social”. O evento recebeu cerca de 200 estudantes da Universidade de Brasília (UnB) e teve como palestrantes a presidente da Abracicon e controladora-geral do estado de Alagoas, Maria Clara Cavalcante Bugarim, e o ouvidor-geral da União, Gilberto Waller Junior.