Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 02 > Transparência promove seminário sobre estudos de compras do ODP.estadual

Auditoria e Fiscalização

Transparência promove seminário sobre estudos de compras do ODP.estadual

Informações Estratégicas

Iniciativa ocorreu de 7 a 9 de fevereiro, em Brasília, e contou com a participação de dez estados e um município
publicado: 13/02/2017 09h59 última modificação: 13/02/2017 10h14
Exibir carrossel de imagens Crédito: Adalberto Carvalho/AscomCGU “É uma iniciativa que une estado, município e união. Essas camadas têm que ser constantemente fortalecidas, pois o combate da corrupção só tem êxito se feito mediante um sistema”, afirmou o secretário-executivo da CGU.

“É uma iniciativa que une estado, município e união. Essas camadas têm que ser constantemente fortalecidas, pois o combate da corrupção só tem êxito se feito mediante um sistema”, afirmou o secretário-executivo da CGU.

De 7 a 9 de fevereiro, o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), por meio Diretoria de Pesquisas e Informações Estratégicas (DIE), realizou, em Brasília, o I Seminário de Apresentação dos Estudos de Compras do Observatório da Despesa Pública (ODP) nos Estados. O encontro contou com a participação de representantes de dez estados e um município e discutiu os resultados das análises de compras estaduais realizados pelas unidades ODP.estadual.

Para abertura do evento, esteve presente o secretário-executivo da CGU, Wagner Rosário, que falou da importância do trabalho realizado pelo ODP. “É uma iniciativa que une estado, município e união. Essas camadas têm que ser constantemente fortalecidas, pois o combate da corrupção só tem êxito se feito mediante um sistema”, completou.

Também na abertura, o gerente de projetos da DIE, Luciano Altoé, abordou a necessidade da troca de experiências no âmbito do controle dos recursos públicos. Além disso, Altoé realizou uma apresentação em que abordou a parceria com o Banco Mundial; a utilização da ferramenta de comunicação skype for business; a estratégia de implantação do Projeto ODP municipal; o desenvolvimento do portal da Rede ODP; a expansão do ODP nos tribunais de contas; entre outros.

O evento contou com a apresentação dos estudos do Espírito Santo, Alagoas, Ceará, Amapá, Rondônia, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina sobre a ferramenta de monitoramento de compras do estado. Ocorreu, ainda, momento para dúvidas e considerações finais, além de discussão sobre perspectivas e ações da rede ODP para 2018-2022. Participaram, ainda, dos seminários os estados do Paraná, Goiás, Bahia e do Município de São Paulo.

ODP.estadual

O Observatório da Despesa Pública é responsável por produzir informações estratégicas que visam apoiar e acelerar a tomada de decisões, por meio do monitoramento dos gastos públicos. O objetivo é contribuir para o aprimoramento do controle interno e funcionar como ferramenta de apoio à gestão pública.

Para reproduzir o modelo de atuação do ODP nos estados brasileiros, a CGU criou o ODP.estadual. Atualmente, a iniciativa conta com a participação de 13 estados: Bahia, Santa Cataria, Alagoas, Ceará, Espirito Santo, Paraná, Pernambuco, Tocantins, Amapá, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rondônia.