Articulação Internacional

Evento Online

Médias, pequenas e microempresas recebem orientação sobre mecanismos de integridade

publicado: 10/02/2017 10h23, última modificação: 13/02/2017 15h31
Alliance for Integrity, parceira do Ministério da Transparência, realiza palestra virtual gratuita
Médias, pequenas e microempresas recebem orientação sobre mecanismos de integridade

O Ciclo Webinar DEPE contará com outras cinco edições ao longo do ano, que abordarão temas que auxiliem as empresas no desenvolvimento e na implementação de sistemas efetivos de prevenção à corrupção. - Foto: Ascom/CGU

A Operação Lava Jato tem revelado, nos últimos anos, casos de corrupção que envolvem algumas das maiores empreiteiras do país. Fraudes cometidas por construtoras com receita bruta bilionária e milhares de funcionários. No entanto, não só as grandes corporações que estão sujeitas à falta de honestidade em seus negócios. As de micro, pequeno e médio portes também devem ficar atentas à ocorrência de irregularidades, tanto no ambiente interno, quanto na relação com clientes e colaboradores. 

Para auxiliar as empresas de tamanho menor na identificação de zonas cinzentas (entre o legal e o ilegal) e na implementação de mecanismos de integridade, a Alliance for Integrity - iniciativa global implementada pela agência de cooperação técnica alemã GIZ - que em parceria com o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) realizará uma palestra virtual sobre análise de riscos relativos à compliance. 

A iniciativa faz parte da primeira sessão do Ciclo Webinar DEPE. A transmissão será ao vivo, no dia 20 de fevereiro, às 11h (horário de Brasília). A palestra será conduzida por Camila Araujo e Roberta Codignoto, especialistas em integridade das empresas Deloitte e Staples – também parceiras da Alliance for Integrity. A apresentação (em português) terá duração de uma hora, com espaço para perguntas e respostas. A inscrição é gratuita. 

Inscreva-se para a primeira sessão do Ciclo Webinar DEPE 

O Ciclo Webinar DEPE contará com outras cinco edições ao longo do ano, que abordarão temas que auxiliem as empresas no desenvolvimento e na implementação de sistemas efetivos de prevenção à corrupção. 

Sebrae 

O Ministério da Transparência e o Sebrae firmaram parceria, em 2015, com o objetivo de levar o tema integridade empresarial às micro e pequenas empresas brasileiras. Um dos produtos dessa cooperação foi o lançamento da cartilha “Integridade para Pequenos Negócios”. O guia busca orientar o empreendedor quanto à importância da integridade nas relações comerciais, além de apresentar sugestões de medidas, de baixo custo, que podem ser adotadas para estruturar um programa de compliance. 

Empresa Íntegra – Acesse o portal do Sebrae e conheça dicas para um empreendimento idôneo 

Aliança 

A Alliance for Integrity busca envolver diversos atores na construção e promoção de soluções para fortalecer as ações de integridade no setor privado. A aliança, criada há três anos, é encabeçada pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento (GIZ), agência governamental estruturada como companhia privada, mas sem fins lucrativos. No Brasil, o conselho consultivo foi estabelecido em maio de 2016 e é composto por representantes do setor privado (Allianz Seguros S.A., Banco do Brasil S.A., LATAM Airlines Group, Mercedes-Benz, Siemens Brazil), setor público (CADE e CGU) e sociedade civil (Rede Brasil do Pacto Global e Instituto Ethos).