Articulação Internacional

Encontro

Torquato Jardim participa na Alemanha de reunião do Grupo Anticorrupção do G20

publicado: 23/01/2017 09h10, última modificação: 23/01/2017 09h21
Evento é preparatório para próxima conferência, que será sediada no Brasil
Torquato Jardim participa na Alemanha de reunião do Grupo Anticorrupção do G20

Evento é preparatório para a próxima conferência, que acontecerá em Brasília (DF), no mês de abril.

O ministro da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), Torquato Jardim, participa, de 24 a 26 de janeiro, em Berlim (GER), da reunião do Grupo de Trabalho Anticorrupção (GTAC) do G20, do qual Brasil e Alemanha assumem a co-presidência. O evento é preparatório para a próxima conferência, que acontecerá em Brasília (DF), no mês de abril. 

A abertura da reunião será conduzida por Jardim e pelo secretário de Estado Parlamentar do Ministério de Justiça e Proteção ao Consumidor da Alemanha, Christian Lange. A seguir, estão previstos debates, com representantes de 26 países, sobre temas como: integridade pública; responsabilização de pessoa jurídica; combate à corrupção nas aduanas; dados abertos; transparência orçamentária; e implementação da Convenção da ONU contra a Corrupção. 

Agenda 

A viagem à Berlim (GER) incluiu a realização, ontem (22), de reunião do Grupo de Trabalho Anticorrupção dos BRICS, que geralmente antecede os encontros do G20 e que tem por objetivo alinhar as posições dos países integrantes (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). 

Já nesta-segunda-feira (23), Torquato Jardim e a delegação brasileira (composta também por membros do Itamaraty) participam de encontros bilaterais com representantes dos Ministérios do Interior e de Justiça e Proteção ao Consumidor da Alemanha, da Fundação Konrad Adenauer e da Alliance for Integrity –  agência governamental, coordenada pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento, da qual o Ministério da Transparência compõe o conselho consultivo.