Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 12 > Transparência avalia financiamento de projetos de turismo na região Centro-Oeste

Auditoria e Fiscalização

Transparência avalia financiamento de projetos de turismo na região Centro-Oeste

Avaliação

Ministério analisou operações de crédito destinadas a empreendimentos da Copa do Mundo
publicado: 20/12/2016 14h41 última modificação: 20/12/2016 16h50

O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) divulga o resultado da avalição do programa de financiamento aos setores produtivos da região Centro-Oeste. O trabalho consolida fiscalizações em 30 empreendimentos turísticos voltados à Copa do Mundo FIFA 2014, financiados pelo Banco do Brasil, entre 2011 e 2013. Os auditores analisaram um montante de R$ R$ 176,7 milhões em valores nominais.                                            

A avaliação teve por objeto a atuação do Banco do Brasil na concessão de crédito, por meio do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO), para implantação, expansão e modernização de projetos da atividade de turismo nas cidades-sede da Copa e áreas de influência; bem como verificar a gestão financeira dos recursos do FCO e a transparência da aplicação desses recursos à sociedade 

Acesse o relatório na íntegra 

Os resultados indicam que a utilização do FCO contribuiu satisfatoriamente para o fomento do desenvolvimento econômico e social da região Centro-Oeste. No entanto, foram verificadas necessidades de aprimoramento, por parte do Banco, no tempo de aprovação de concessões, nos estudos de viabilidade econômico-financeira, no acompanhamento e fiscalizações, bem como na divulgação à sociedade dos projetos financiados. 

O Ministério da Transparência permanece na busca conjunta por soluções e realiza sistemático acompanhamento da adoção das providências por parte dos gestores responsáveis.