Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 12 > Regionais da região Norte celebram Dia Internacional contra a Corrupção

Institucional

Regionais da região Norte celebram Dia Internacional contra a Corrupção

Eventos

Unidades realizam eventos em que apresentam ações nas áreas de prevenção e combate ilícitos
publicado: 08/12/2016 15h27 última modificação: 08/12/2016 16h21
Sânia (vestido) e Adelton (camisa azul) palestram, em Belém/PA, sobre a Lei Anticorrupção e Acesso à Informação.

Sânia (vestido) e Adelton (camisa azul) palestram, em Belém/PA, sobre a Lei Anticorrupção e Acesso à Informação.

O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), por meio das suas Unidades nos estados da região Norte, promove, ao longo deste mês, ações alusivas ao Dia Internacional contra a Corrupção, celebrado oficialmente em 9 de dezembro. A iniciativa busca apresentar a sociedade e órgãos parceiros o trabalho desenvolvido na prevenção e combate a este crime que causa prejuízo ao desenvolvimento social e econômico do País.

Amapá – Em Macapá, a Unidade realizou, na terça-feira (6), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), palestras sobre a Lei de Acesso à Informação (LAI), Lei Anticorrupção e Transparência no Sistema S. O evento foi aberto à comunidade acadêmica e cidadãos. A mesa foi composta por representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Prefeitura Municipal e pelos servidores da Regional Sânia Amorim e Adelton Vilhena Neves.

Tocantins – Em Palmas, a Regional participou, em 29 de novembro, do Fórum de Combate à Corrupção (Focco/TO), composto por diversas órgãos de controle. A data foi marcada com debate sobre o tema, com a presença da comunidade acadêmica e cidadãos interessados. A mesa redonda foi composta por integrantes do Ministério Público Estadual (MPE) e Federal (MPF), Controladoria Geral do Estado (CGE), Polícia Federal (PF), Tribunal de Contas Estadual (TCE) e Ministério Público de Contas (MPC).

Pará – A Regional realiza, em 14 de dezembro, evento em parceria com a Universidade Federal (UFPA) e o Observatório Social de Belém. A iniciativa conta com o apoio do Ministério Público Estadual (MPE). Além de compor a mesa de abertura, o auditor Marcelo de Paula, do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção da Corrupção (NAP), participa do painel "Atuação em rede para o avanço da transparência no estado do Pará”. O debate acontecerá no auditório do Tribunal de Contas dos Municípios, localizado na Travessa Magno Araújo, nº 474, bairro Telégrafo.

Roraima – Em Boa Vista, na quarta-feira (7), a Unidade realizou debate na Universidade Federal (UFRR) sobre o tema "A corrupção no Brasil - Prevenção e combate, das origens aos dias atuais". A mesa redonda contou com a presença do juiz federal Helder Girão, da professora doutora Sandra Buenafontes e do servidor Celso Duarte, que representou o Ministério da Transparência.