Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 12 > Regionais das regiões Sudeste e Sul celebram Dia Internacional contra a Corrupção

Institucional

Regionais das regiões Sudeste e Sul celebram Dia Internacional contra a Corrupção

Eventos

Unidades realizam eventos em que apresentam ações nas áreas de prevenção e combate ilícitos
publicado: 08/12/2016 15h34 última modificação: 08/12/2016 16h21
Moísa de Andrade, chefe da Unidade em Minas Gerais, palestra sobre ética, integridade e transparência

Moísa de Andrade, chefe da Unidade em Minas Gerais, palestra sobre ética, integridade e transparência

O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), por meio das Unidades nos estados das regiões Sudeste e Sul, promove, ao longo deste mês, ações alusivas ao Dia Internacional contra a Corrupção, celebrado oficialmente em 9 de dezembro. A iniciativa busca apresentar a sociedade e aos órgãos parceiros o trabalho desenvolvido na prevenção e combate a este crime que causa prejuízo ao desenvolvimento social e econômico do País.

Rio de Janeiro – A Regional realiza, nos dias 8 e 9, o curso “Controle Social e Transparência: Licitações Públicas e Lei de Acesso à Informação”. A capacitação é uma parceria com a Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas Estadual (TCE) e recebe apoio do Grupo de Controle Social do Rio de Janeiro (GTCS). O evento, gratuito e com carga de 16 horas/aula, é aberto à servidores públicos, conselheiros de políticas setoriais, gestores de ONGs e demais interessados na temática. O Ministério da Transparência está representado pelo auditor Marcelo Ambrózio.

Minas Gerais – A Unidade, em parceria com Controladoria-Geral do Município de Contagem, realizou, nessa quarta-feira (7), palestra sobre ética, transparência, integridade e as ações de prevenção à corrupção. O objetivo foi difundir o tema entre servidores públicos e a sociedade civil. A apresentação foi conduzia pela chefe da Regional, Moísa de Andrade. O evento contou com a participação da Controladoria-Geral do Estado (CGE), Ministério Público Federal (MPF), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Tribunal de Contas Estadual (TCE).

Espirito Santo – A Regional realiza, nos dias 5 e 9, nas prefeituras municipais de Linhares e Cariacica, respectivamente, palestra sobre a atividades desempenhadas pelo Ministério nas áreas de auditoria e fiscalização, transparência, correição e ouvidoria.

Rio Grande do Sul – A Unidade participa, nesta sexta (9), de evento realizado pela Rede de Controle da Gestão Pública, com o apoio do Ministério Público Estadual (MPE). O chefe da Regional gaúcha, Cláudio Moacir Marques Corrêa, e o auditor federal José Luís Serafini Boll participam do painel “Controle social da corrupção - O fortalecimento da cidadania e o seu papel no aperfeiçoamento da gestão”. A mesa também será composta por representante do Observatório Social do Brasil.