Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 12 > Regionais da região Nordeste celebram Dia Internacional contra a Corrupção

Institucional

Regionais da região Nordeste celebram Dia Internacional contra a Corrupção

Eventos

Unidades realizam eventos em que apresentam ações nas áreas de prevenção e combate ilícitos
publicado: 08/12/2016 16h20 última modificação: 08/12/2016 16h20
Estados realizam eventos, palestras e oficinas, em parceria com sociedade e órgãos parceiros.

Estados realizam eventos, palestras e oficinas, em parceria com sociedade e órgãos parceiros.

O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), por meio das suas Unidades nos estados da região Nordeste, promove, ao longo deste mês, ações alusivas ao Dia Internacional contra a Corrupção, celebrado oficialmente em 9 de dezembro. A iniciativa busca apresentar a sociedade e órgãos parceiros o trabalho desenvolvido na prevenção e combate a este crime que causa prejuízo ao desenvolvimento social e econômico do País.

Maranhão – Em São Luís, a Unidade Regional e a Rede de Controle da Gestão Pública realizam, na sexta-feira (9), evento de celebração do Dia Internacional Contra a Corrupção. A iniciativa ocorrerá na Praça Deodoro, às 14h, e contará com apresentações artísticas, distribuição de cartilhas, instalação da Tribuna Popular, além de stands com serviços ao cidadão (corte de cabelo, saúde bucal e medição da pressão arterial).

Piauí – A Regional receberá, nesta sexta-feira (9), às 7h30, jornalistas da região para um café da manhã, no qual apresentará as ações institucionais da CGU (nacional e local), além de discutir as inovações introduzidas no marco legal pelas leis de Acesso à Informação e Anticorrupção. Haverá também, às 18h, a Caminhada Contra a Corrupção que terá concentração embaixo da Ponte Estaiada.

Ceará – Em Fortaleza, a Regional realiza o Encontro com Prefeitos Eleitos 2016. A iniciativa ocorre na sexta-feira (9), às 9h, em parceria com o Ministério Público do Estado, o Tribunal de Contas do Estado e a Procuradoria Geral de Justiça. O evento será realizado na sede do Tribunal de Contas dos Municípios e abordará questões relacionadas à gestão pública, combate à corrupção e recomendações para o início do mandato. Na ocasião, a Unidade irá compor mesa de debate e explanará sobre os trabalhos realizado pela CGU nos municípios.

Pernambuco – Em Recife, a Regional realizou, na última quarta-feira (7), evento de celebração do Dia Internacional Contra a Corrupção que contou com palestras e oficinas. A iniciativa discutiu questões de reflexão com temas como pequenas corrupções e cidadania. O evento contou com a participação de alunos do ensino médio da rede estadual, além do Tribunal de Contas da União.

Paraíba – A Regional realizou, em parceria com a Universidade Federal de Paraíba e o Fórum Paraibano de Combate à Corrupção, um concurso de curtas metragens com o tema “A prevenção e o Combate à Corrupção”. A premiação e exibição dos vídeos vencedores ocorrerá durante o 11º Festival Aruanda do Audiovisual Brasileiro, na próxima segunda-feira (12), no Manaíra Shopping, às 14h.

Sergipe – Em Aracaju, a Regional participa do I Seminário de Gestão Municipal, no Tribunal de Contas do Estado. A iniciativa ocorre na sexta-feira (9) e contará com palestra do auditor Geilson Leão sobre atuação das controladorias na fiscalização de municípios. O evento tem início às 8h30 e reunirá prefeitos e vereadores eleitos nos municípios sergipanos para orientações sobre o desempenho em seus mandatos.

Alagoas – Em Maceió, a Regional realiza o III Encontro da Rede de Controladorias do Estado de Alagoas, no dia 12 de dezembro, às 8h30, no Norcon Empresarial. O evento é realizado em parceria com a Controladoria-Geral do Estado e com apoio do Fórum de Combate à Corrupção de Alagoas. Na ocasião, será realizada mesa redonda com órgãos de controle, palestra sobre atuação do controle externo no cenário atual, oficina sobre ferramentas de controle social, entre outros.

Rio Grande do Norte – Em Natal, o Dia Internacional Contra a Corrupção será realizado pela Regional, no dia 10 de dezembro, no anfiteatro do Parque das Dunas, às 9h. A programação conta com um show de mamulengos do artista Emanuel Amaral, além de poesia de cordel com José Acaci e Carlos Valença com o tema corrupção.

Bahia – Em Paripiranga, a Regional realiza, em 14 de dezembro, o Seminário de Administração Pública e Transmissão de Governo Municipal, às 7h30, no Centro Universitário AGES. O evento contará com palestras dos auditores Antônio Argollo, Romualdo Anselmo e Leonardo Nascimento sobre precauções nas licitações e dispensa por emergência no início de mandato; governança e o princípio da transparência; e controle na aplicação de recursos federais transferidos para os municípios segundo fiscalizações da CGU.