Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 12 > Ministério da Transparência divulga vencedores do 4º Concurso de Boas Práticas

Institucional

Ministério da Transparência divulga vencedores do 4º Concurso de Boas Práticas

Melhoria da Gestão

Trabalhos de 14 órgãos do Executivo Federal contribuem para melhoria da gestão pública
por Ascom publicado: 02/12/2016 14h31 última modificação: 08/12/2016 11h35

O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) divulga, nesta sexta-feira (2), o resultado do 4º Concurso de Boas Práticas. O certame, realizado anualmente, busca estimular, reconhecer e premiar ações no Poder Executivo Federal que contribuam para a melhoria da gestão pública. Os critérios para julgamento dos trabalhos foram inovação, criatividade, simplicidade, utilidade, aplicabilidade e custo-benefício.

Os interessados puderam se inscrever em cinco categorias: aprimoramento das auditorias internas; fortalecimento dos controles internos; aprimoramento das atividades de ouvidoria; promoção da transparência ativa e/ou passiva; e aprimoramento das apurações disciplinares e de responsabilização de entes privados.

No total, foram recebidas 43 inscrições com iniciativas relacionadas às áreas de controle interno, transparência e prevenção, ouvidoria e correição. Após análise quanto à adequação ao regulamento, 24 práticas foram consideradas finalistas, isto é, alcançaram pontuação igual ou superior a 50% do valor máximo na respectiva categoria. Na etapa final, que inclui avaliação in loco (reuniões e visitas técnicas) e atribuição de notas, 14 foram selecionadas.

Conheça as melhores práticas

Entre as iniciativas premiadas estão a “Otimização da Fiscalização de Faturas dos Agentes Financeiros do FIES por meio de Software de Código Aberto – FisFa”, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); o “IFCE em Números: ferramenta para suporte às ações de permanência e êxito discente”, do Instituto Federal do Ceará; e “O processo administrativo disciplinar digital”, da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB).

Os demais órgãos vencedores são: Ministério da Justiça e Cidadania (MJC), Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (SESGE), Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Instituto Federal de Brasília (IFB), Secretaria Especial de Direitos Humanos (SDH), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Caixa Econômica Federal, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

A entrega dos prêmios ocorrerá em cerimônia comemorativa ao Dia Internacional Contra a Corrupção, a ser realizada no dia nove de dezembro, em Brasília (DF).